postado em 05/03/2009 12:24
A derrota para Rafael Nadal na final do último Aberto da Austrália parecem enfim ter convencido Roger Federer de que ele precisa de um novo técnico. Segundo confirmou seu agente Tony Godsick, o suíço tem treinado nos últimos dias em Dubai com Darren Cahill, técnico que teve sucesso com Lleyton Hewitt e Andre Agassi, e deve oficializar a nova parceria em breve.
Federer, que ganhou mais da metade de seus 13 títulos de Grand Slam sem um comandante, não trabalha com um treinador fixo desde maio de 2007, quando dispensou o australiano Tony Roche. Nesse meio tempo, chegou a trabalhar em período parcial com o espanhol José Higueras, que se desligou do suíço em setembro passado para participar de um projeto com a Federação de Tênis dos Estados Unidos (USTA).
Criticado por levar sempre a pior taticamente nos confrontos contra Nadal, que venceu os cinco últimos encontros realizados, o suíço pode estar perto de anunciar um nome de peso, Cahill. O australiano de 43 anos foi o 22º colocado do ranking de entradas quando jogador e é respeitado em sua carreira de técnico, tendo ajudado Hewitt a se tornar o mais jovem número um da história e acompanhado Agassi em seus últimos anos como profissional. Seu último trabalho foi como capitão de seu país na Copa Davis, cargo deixado por ele no fim de 2008.
De acordo com o que confirmou o agente de Federer, Tony Godsick, nesta quinta, o tenista que está afastado das quadras desde a final em Melbourne em virtude de dores nas costas tem apreciado os treinamentos iniciais com Cahill. A partir de 12 de março, o homem da Basiléia estará nos EUA para disputar os Masters Series de Indian Wells e Miami, competições que podem marcar o início de uma nova parceria.