postado em 05/03/2009 16:08
Vencedor da Fórmula 1 em 2008 caso as medalhas de Bernie Ecclestone estivesse em vigor, Felipe Massa também teria comemorado o título mundial se na temporada passada já valesse o novo sistema de pontos aprovado pela associação de times da categoria (FOTA) nesta quinta-feira.
Segundo o novo acordo construído pelos representantes das atuais equipes da Fórmula 1 que só precisa do aval da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para entrar em vigor com efeito imediato, o ganhador de cada corrida passará a receber 12 pontos, enquanto o segundo colocado, nove, e o terceiro, sete, o que daria mais peso às vitórias.
Se essa forma de pontuação tivesse sido aprovada já em 2008, o Brasil teria conhecido seu quarto piloto a ser campeão na história: Massa somaria na classificação geral os mesmos 113 pontos de Lewis Hamilton, mas sairia beneficiado porque durante o campeonato somou um triunfo a mais que o inglês - seis a cinco.
Além de defender a distribuição de 12, nove e sete tentos aos três primeiros colocados dos grandes prêmios, o sistema da FOTA mantém a já tradicional distribuição de 5-4-3-2-1 para os pilotos que cruzarem a linha de chegada do quarto ao oitavo postos. Para começar a valer já no Grande Prêmio da Austrália, que abre a nova temporada em 29 de março, o projeto precisa ser aprovado na próxima reunião do Conselho Mundial da Fia, no dia 17.