postado em 05/03/2009 20:43
Após acenar com a manutenção do esquema de três atacantes no Atlético Mineiro, o técnico Emerson Leão testou alternativas em novo treino coletivo, realizado na manhã desta quinta-feira, na Cidade do Galo. Antes, Kleber parecia ser a principal opção para jogar ao lado de Diego Tardelli e Éder Luís. Agora, Renan Oliveira e Pedro Paulo entram na disputa.
Nestes treinamento, Leão pôs em campo o time que venceu o Uberlândia, alterando apenas nesta posição específica. Quem começou jogando entre os titulares foi Renan Oliveira, que trocou de lugar com Pedro Paulo no decorrer da atividade. Desta forma, a escalação titular foi Juninho; Marcos Rocha, Leandro Almeida, Welton Felipe e Júnior; Renan, Márcio Araújo, Carlos Alberto e Renan Oliveira (Pedro Paulo); Éder Luís e Diego Tardelli.
Renan Oliveira voltou a treinar com bola esta semana. Ele está recuperado de uma torção no joelho, sofrida enquanto ele servia à seleção brasileira sub-20, em janeiro. Só de poder treinar entre os titulares, o meia-atacante já está satisfeito.
"Foi bom. Deu para movimentar bem. Só tive um pouco de desgaste na parte física, até pelo excesso de treinamento que eu vinha fazendo", contou.
O atleta terminou 2008 como o principal destaque do time e, por isto, está cercado de expectativa. Contudo, pede paciência, ainda que seu retorno seja já neste domingo, contra o Democrata, em Governador Valadares. "Não sei se o jogo todo, mas vou procurar fazer o possível para jogar o máximo que der, até o meu limite", prometeu.
Calor preocupa - Com o verão de muito calor na Região Sudeste, os jogadores de futebol estão precisando adotar um novo estilo de jogo. Não está fácil correr sob fortes temperaturas. No domingo, o Atlético enfrenta o Democrata em Governador Valadares, às 16horas. A cidade tem fama de ser quente, e até o baiano Júnior está preocupado com o que vai enfrentar.
"Nessa temperatura, não é fácil correr, toda hora ir para o ataque e voltar. Então, é dosar bem e, quando for ao ataque, ir com qualidade. Quando vou ao ataque procuro servir bem aos atacantes e isso está acontecendo. O calor atrapalha, o desgaste é maior, mas vamos, nessa partida de domingo, procurar jogar de maneira mais compacta", admite o lateral, que, com 35 anos, já não tem um preparo físico tão bom.
Júnior mostrou ainda que o Democrata não é a única preocupação. Ciente de que o desejo do clube é voltar à Copa Libertadores, que não disputa desde 2001, o jogador já está de olho na Copa do Brasil, que o Galo só volta a disputar em abril. O Guaratinguetá, que eliminou o Caxias, é o próximo adversário e recebe elogios.
"Serão jogos complicados porque o Guaratinguetá é um time que vem crescendo, tem uma boa bola parada com o Dedimar e um ataque forte, com o Luisão. A primeira partida será fundamental para a nossa classificação à fase seguinte", disse Júnior. O primeiro jogo deste confronto será no interior paulista no dia 8 ou no dia 15 de abril.