Superesportes

Fluminense goleia e garante vaga sem dificuldade na Copa do Brasil

;

postado em 05/03/2009 21:37
O Fluminense derrotou o Nacional da Paraíba por 3 x 0 em partida disputada na noite desta quinta-feira, no Maracanã, pelo jogo de volta da Copa do Brasil. Diante de um público reduzido, a equipe tricolor nem precisou jogar bem para derrotar a equipe nordestina que voltou a aparecer mais pelas jogadas violentas do que pela capacidade técnica dos seus jogadores.

No jogo de ida, o Tricolor das Laranjeiras havia vencido por 1 x 0. Com o meia argentino Conca no banco, o Fluminense voltou a mostrar muitas falhas, principalmente no setor de ataque, mas a fraqueza do Nacional não deixou o time do ameaçado técnico Renê Simões correr qualquer risco durante os 90 minutos. O Tricolor abriu uma boa vantagem no primeiro tempo e jogou de forma burocrática no segundo tempo, o que causou muita irritação na sua torcida.

Agora o Fluminense vai enfrentar o vencedor de América MG x ;Águia de Marabá. (PA) na próxima rodada. Pela primeira rodada da Taça Rio, o Tricolor das Laranjeiras vai encarar o Mesquita, domingo, no Engenhão.

Mesmo precisando apenas de um empate para garantir a classificação, o Fluminense partiu para o ataque desde o primeiro minuto, enquanto o Nacional, parecendo atemorizado, não conseguia sair da defesa e se preocupava apenas em fazer faltas para impedir o avanço tricolor.

Aos nove minutos, Everton Santos teve a primeira chance ao invadir a área mas chutar bisonhamente para fora. A pressão tricolor continuou e aos 12 minutos, o árbitro marcou pênalti do zagueiro Jean Alisson sobre Everson Santos em um lance em que a bola já estava nas mãos do goleiro paraibano e totalmente fora do alcance do atacante tricolor. Thiago Neves cobrou o pênalti com categoria e abriu o marcador.

Só depois de tomar o primeiro gol é que o time da Paraíba começou a tentar se organizar ofensivamente, mas o Fluminense, mesmo sem jogar bem dominava inteiramente a partida mas não mostrava objetividade no ataque já que Tartá e Everton Santos atuavam fora da área, facilitando a marcação dos zagueiros.

Aos 37 minutos, após cobrança de escanteio, Luiz Alberto escorou para o meio da área mas Edcarlos errou a conclusão, perdendo uma grande chance de ampliar o placar. Sem ser ameaçado pelo time nordestino, o Fluminense acabou chegando ao segundo gol aos 42 minutos quando Everton Santos aproveitou bom passe de Thiago Neves para concluir com sucesso, definindo o placar da primeira etapa.

Os dois times voltaram para o segundo tempo com as equipes modificadas mas com o mesmo desenho tático. O Fluminense atacando e o Nacional apenas se defendendo. Aos 10 minutos, o técnico Renê Simões decidiu atender ao pedido da torcida e colocou o meia Dario Conca em campo tirando o volante Fabinho.

Mesmo jogando melhor, o Fluminense encontrava mais dificuldades para chegar á area paraibana e o primeiro lance perigoso só aconteceu aos 19 minutos quando Everton Santos foi lançado pela direita e cruzou rasteiro mas o goleiro Adson se antecipou e fez a defesa.

O Fluminense continuava jogando de forma burocrática provocando a irritação da sua torcida que esperava uma goleada diante de um adversário tão limitado. Aos 26 minutos, Everton Santos foi lançado por Leandro Bomfim e chutou sem ângulo, facilitando a defesa do goleiro Adson que mandou para escanteio.

Aos 35 minutos, um minuto depois de Everton Santos ter desperdiçado um bom lançamento de Conca, o Nacional perdeu a oportunidade de marcar seu primeiro gol na história das suas participações na Copa do Brasil. O atacante Marcos recebeu na grande área e frente ao goleiro Fernando Henrique mas isolou a bola.

Aos 43 minutos, Conca deu excelente passe para João Paulo,mas o lateral concluiu para fora.Nos minutos finais, o time ainda tentou buscar o terceiro gol o que acabou acontecendo aos 47 minutos com Tartá que, impedido, penetrou pela direita e deslocou o goleiro paraibano, definindo o placar da partida.

FICHA TÉCNICA - FLUMINENSE 3 x 0 NACIONAL-PB

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 5 de março de 2009, quinta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Jefferson Schmidt (SC)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (Fifa-SC) e Kleber Gil (SC)
Cartão Amarelo: Edcarlos(F); Adson, Jean Alisson, Eduardo Rato, Marcílio(N)
Gols:
FLUMINENSE: Thiago Neves aos 12 minutos e Everton Santos aos 42 minutos do primeiro tempo; Tartá aos 47 minutos do segundo tempo

FLUMINENSE: Fernando Henrique, Mariano, Luiz Alberto, Edcarlos e Leandro(João Paulo); Fabinho(Conca), Romeu, Leandro Bomfim (Leandro Domingues)e Thiago Neves; Tartá e Everton Santos
Técnico: René Simões

NACIONAL: Adson, Zé Wilker, Nilson Paraíba, Alisson e Max; Marcílio, Enercino(Alan), Jean Alisson e Ribinha(Neto); Eduardo Rato e Eduardo(Marcos)
Técnico: Marcos Nascimento

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação