Superesportes

Botafogo vence por 2 x 0 no Bezerrão e despacha Dom Pedro na Copa do Brasil

;

postado em 05/03/2009 23:36
O Botafogo derrotou o Dom Pedro por 2 x 0 em partida disputada na noite desta quinta-feira no Estádio Bezerrão, do Gama, pelo jogo de ida da Copa do Brasil. Com o resultado, o alvinegro carioca eliminou o time do Distrito Federal e agora vai se defrontar na próxima fase com o Americano de Campos que despachou o Santa Cruz.

A vitória do Botafogo foi merecida embora o time dirigido por Ney Franco não tenha repetido as boas atuações que lhe valeram o título do primeiro turno. Mesmo assim, a equipe carioca dominou amplamente seu adversário que demonstrou muito espírito de luta e pouca capacidade técnica para mudar sua sorte na competição.

Com o estádio tomado por seus torcedores, o Botafogo começou o jogo partindo para cima do Dom Pedro que bem postado em sua defesa esperava o alvinegro carioca para tentar sair em contra ataques, quase sempre puxado pelo veterano Renaldo.

Já o time de Ney Franco dominava o meio campo, mas não mostrava objetividade, perdendo muito tempo em troca de passes sem ameaçar o gol do Dom Pedro. Aos oito minutos, o time carioca deu seu primeiro sinal de vida com um chute de Léo Silva de fora da área que o goleiro Fernando defendeu em dois lances. Aos 12 foi a vez de Fahel escorar de cabeça um cruzamento de Maicosuel, mas colocar a bola foi para fora.

O time do Distrito Federal privilegiava a marcação e pouco se arriscava, mas quando decidiu atacar deu grande susto na torcida do clube carioca. Aos 23 minutos, Índio carregou a bola nas costas do zagueiro Emerson, cruzou para Reinaldo que chegou antes de Juninho, mas seu toque encontrou o travessão de Renan.
Jogadores do Botafogo comemoram o primeiro gol
O Botafogo decidiu então forçar o ataque e acabou chegando ao primeiro gol aos 29 minutos. Maicosuel cobrou escanteio, a bola passou por muita gente na pequena área do Dom Pedro e Jean Carioca escorou para as redes. Os jogadores da equipe da casa reclamaram muito com a arbitragem, alegando que a bola cruzada por Maicosuel saiu antes de chegar aos pés de Jean Carioca.

Em vantagem, o Botafogo passou apenas a administrar o resultado, tocando a bola sem muito perigo, mas com a segurança necessária para não deixar o Dom Pedro ameaçá-lo.

Os dois times voltaram do intervalo com o mesmo ritmo do primeiro tempo. O Botafogo trocando passes para tentar abrir espaço na defesa brasiliense enquanto o Dom Pedro se preocupava apenas em bloquear as investidas do adversário. Um chute de Leandro Guerreiro por cima do travessão e uma saída precisa de Renan para tirar a bola da cabeça de Renaldo foram os momentos de maior emoção neste início de segunda etapa.

Aos seis minutos, Alessandro errou na saída de bola e Índio chutou forte para boa defesa de Renan. A resposta do Botafogo veio no minuto seguinte, quando Jean Carioca deu ótimo passe para Fahel, mas o volante chutou em cima do zagueiro Léo. Aos 10 minutos, o goleiro Fernando apareceu bem em chute forte de Thiaguinho.

O Botafogo tomou um susto aos 19 minutos quando Maninho cobrou falta e a bola se chocou com a trave de Renan. O Botafogo partiu para o ataque e chegou ao segundo gol aos 22 minutos através de Reinaldo que aproveitou bem uma boa jogada de Thiaguinho.

Depois de estabelecer uma vantagem de dois gols, o Botafogo se aproveitou do desânimo do Dom Pedro para forçar o ritmo da partida e desperdiçar várias oportunidades para ampliar o marcador. Sem muitas preocupações, a torcida alvinegra voltou a provocar o técnico Cuca, do Flamengo.

O Botafogo pressionou em busca do terceiro gol mas seus atacantes desperdiçaram algumas chances e o placar permaneceu inalterado até o apito final.

FICHA TÉCNICA - DOM PEDRO II-DF 0 x 2 BOTAFOGO

Local: Estádio Bezerrão, em Gama (DF)
Data: 5 de março de 2009, quinta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Elmo Resende Cunha (GO)
Assistentes: Marco Antônio Moreira e João Patrício de Araújo (ambos de GO)
Cartão Amarelo: Taru, Gabriel e Renaldo(DP) Maicosuel(B)
Gols:
BOTAFOGO: Jean Carioca aos 29 minutos do primeiro tempo e Reinaldo aos 22 minutos do segundo tempo

DOM PEDRO II: Fernando, Léo, Rodrigo Mello e Rafael; Julio César (Juninho), Tarú (Mazinho), Gabriel, Maninho e Maílson; Índio e Renaldo
Técnico: Fernando Tonet

BOTAFOGO: Renan, Juninho, Emerson (Júnior) e Leandro Guerreiro; Alessandro, Léo Silva, Fahel, Maicosuel (Wellington Júnior) e Thiaguinho (Lucas Silva); Jean Carioca e Reinaldo
Técnico: Ney Franco

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação