postado em 07/03/2009 07:00
O que parecia impossível virou realidade. O Cresspom venceu ontem o Horizonte-CE, na prorrogação, por 4 x 3, e é a grande surpresa da Superliga 2009. ;Existe um preconceito com o futsal de Brasília. Eles (olheiros) não nos observam muito porque não temos tradição. Agora vão ter de começar a olhar;, diz o ala Henrique, orgulhoso pela vitória. Quando chegaram a Concórdia (SC), na segunda-feira, para iniciar na competição, muitas das equipes adversárias não tinham sequer ouvido falar no time brasiliense. Hoje, depois de mostrar muita vontade e superação, o Cresspom chega à final da Superliga, ganha destaque na imprensa nacional e atrai interessados nos talentos do time.
O jogo de ontem contra os cearenses foi, mais uma vez, pura emoção. No primeiro tempo, os brasilienses adotaram uma postura mais defensiva. O Horizonte conseguiu um pênalti depois que a bola bateu na mão de Henrique dentro da área e abriu o placar. O Cresspom entrou no segundo tempo dominando mais a bola e o ala Marinho, de 22 anos, empatou a partida. Mas a defesa candanga bobeou e ficou fácil para os cearenses, que marcaram 2 x 1.
Contudo, a equipe candanga não estava disposta a voltar para casa mais cedo. Aos 15 minutos do segundo tempo, Mistura deu um chute certeiro e empatou o jogo, levando a decisão para a prorrogação. Na volta, o Cresspom entrou concentrado e lutou pela posse de bola. Em uma falha do goleiro cearense, Glauber, o fixo Tiago decretou a virada: 3 x 2. Restando três minutos para o final da partida, Munim, autor do gol quarto contra a Copagril-PR, que colocou o time nas semifinais, ampliou o placar e deu mais tranquilidade aos brasilienses. Faltava pouco para o fim, mas o Horizonte ainda conseguiu diminuir a vantagem, fazendo seu terceiro gol. O Cresspom, então, apenas segurou a bola e esperou o apito final.
;Eu vou dizer que está ruim?;, desabafou Emivaldo dos Santos, diretor do clube da Polícia Militar do DF. Para o técnico do time, Luiz Pereira de Almeida, que, quando saiu de Brasília, tinha como objetivo chegar às semifinais, a vitória é inacreditável. ;Isso nos mostra que nada é impossível. O que faltou de treinamento, sobrou de superação. Agora os adversários aprenderam a nos respeitar;, afirma, orgulhoso.
Paixão
Sem patrocinador e dependendo da força de vontade dos seus jogadores que dividem o tempo e a paixão pelo futsal com seus empregos, Almeida espera encontrar mais incentivo quando retornar a Brasília. ;Estamos recebendo muitos elogios, acho que conseguimos mostrar que temos potencial;, afirmou. O técnico revelou que alguns de seus atletas já receberam propostas de outros clubes, inclusive do Sul do país, mas nada foi acertado ainda. Segundo ele, Mistura é um deles.
Hoje, às 15h, com transmissão do SporTV (Net e Sky), o Cresspom enfrenta a Malwee, equipe favorita na Superliga e recheada de craques da Seleção Brasileira, entre eles Falcão, o melhor jogador do mundo. Almeida promete continuar com a mesma tática que levou o time à final. ;Vamos jogar fechados e partir para o contra-ataque. Quando precisar, colocarei o Therje (goleiro) na linha. Tática que funcionou muito bem até agora.; Os jogadores candangos seguem confiantes: ;Vamos com força total. Sabemos das nossas limitações e que vamos enfrentar um adversário excelente, mas estamos preparados;, declarou Tiago.
Em Brasília, a mãe dos irmãos Coutinho (Expedito, Henrique e Magno) comemora a vitória da equipe. ;A emoção está forte. Recebi ligação de muita gente falando sobre o desempenho dos meninos;, conta dona Maria Alice, que ficou tomando conta do supermercado da família enquanto os filhos disputam a Superliga. Mesmo ;dando duro no trabalho;, ela não se queixa. ;Fico muito orgulhosa deles. Eles são ótimos trabalhadores e jogadores;, conclui a mãe coruja.
A CAMPANHA CANDANGA
1ª FASE
Terça-feira
Cresspom 3 x 2 Cortiana-RS
Quarta-feira
Ananindeua-PA 5 x 4 Cresspom
Quinta-feira
Cresspom 4 x 3 Copagril-PR
SEMIFINAL
Ontem
Cresspom 4 x 3 Horizonte-CE
FINAL
Hoje
15h*
Malwee-SC x Cresspom
* O SporTV (Net e Sky) anuncia a transmissão ao vivo