postado em 07/03/2009 12:15
Mano Menezes relutou em dizer se utilizará Ronaldo no primeiro ou no segundo tempo do clássico contra o Palmeiras, domingo, pelo Campeonato Paulista. Depois de ouvir seguidas perguntas sobre o mesmo assunto na manhã deste sábado, no entanto, o técnico franziu a sobrancelha e externou: "Estou mais propenso a colocá-lo no segundo tempo do jogo".
Ronaldo poderá entrar em campo logo após o intervalo. "Ele aguenta jogar 45 minutos", assegurou Mano Menezes. O preparador físico corintiano Walmir Cruz, no entanto, foi menos otimista do que o comandante. "A quantidade de tempo do Ronaldo em campo vai depender das condições de jogo. Não dá para definir isso na véspera", ponderou.
A situação da partida, entretanto, também arrisca o aproveitamento de Ronaldo. "Sempre há alguma chance de ele não jogar. Mas claro que a minha intenção inicial é vê-lo em campo", afirmou Mano Menezes, sem medo de prejudicar o marketing programado para o clássico. "Nenhum senão foi me colocado em relação ao Ronaldo. Fatores externos não podem atrapalhar o trabalho", exaltou-se.
O que o treinador do Corinthians leva em consideração, ao contrário, é a opinião do astro do time. Ronaldo já declarou que prefere ser titular contra o Palmeiras, para começar o jogo no mesmo ritmo dos demais. "Converso muito com o jogador para saber o que ele está sentindo. Também tomo isso como base na hora de definir a equipe", afirmou Mano Menezes.
Além de Ronaldo, o técnico leva para domingo outras dúvidas na composição de sua equipe. Fabinho e Alessandro disputam uma vaga entre os titulares na direita. Um deles jogará como ala, caso o time seja escalado no esquema tático 3-5-2, com o argentino Sergio Escudero na defesa, ou lateral, se a opção de Mano Menezes for pelo 4-4-2. "Se não houver nenhum problema, divulgarei o time 45 minutos antes do jogo", prometeu.
No treinamento de sexta-feira, a formação do Corinthians foi seguinte: Felipe; Escudero, William e Chicão; Fabinho (Alessandro), Cristian, Elias, Douglas e André Santos; Jorge Henrique (Dentinho) e Souza (Ronaldo).