postado em 10/03/2009 09:32
Oitavo colocado da Conferência Oeste na temporada 2007/08 da NBA, o Denver Nuggets deveria ter bem mais facilidades para se classificar aos playoffs em 2008/09. Entretanto, após brigar até pela vice-liderança da tabela a equipe viu sua produção despencar e, assim, perdeu sua terceira partida seguida nesta terça-feira. Com exibição discreta de Nenê, os representantes do Colorado caíram em casa ante o Houston Rockets por 97 a 95.
Um dia após serem surpreendidos longe de Denver pelo Sacramento Kings, os Nuggets falharam na tentativa de recuperação em seus domínios, sendo que a vitória não foi conquistada nem com a cesta de três de J.R. Smith no último segundo de jogo.
Agora, o time que era um dos melhores do Oeste é apenas o sétimo colocado da conferência: com 40 vitórias e 25 derrotas, deve lutar por vaga nos playoffs contra Dallas Mavericks (campanha de 38 e 25 respectivamente) e Phoenix Suns (34 e 29). Curiosamente, os Nuggets enfrentarão ambos os rivais ainda em março, sempre como visitantes.
"Não está chovendo, e sim apenas nublado", filosofou o técnico George Karl, minimizando a má fase no Colorado, cujos atletas perderam oito das últimas 11 partidas realizadas. "As nuvens irão embora, e o sol aparecerá novamente. Não acho que haja alguém no vestiário com medo do desafio que teremos pela frente. Evito dar desculpas, mas às vezes o problema parece ser cansaço mental".
Desta vez com aproveitamento ruim de arremessos - fundamento no qual é o melhor em 2008/09 -, Nenê só converteu quatro em 15 tentativas para dois pontos, limitando-se a dez tentos e a oito rebotes no total. Melhor homem em quadra, Chauncey Billups se destacou com 28 pontos, sete a mais que Carmelo Anthony, mas também não conseguiu evitar o novo tropeço dos Nuggets.
Além de terem aumentado o calvário dos mandantes, os Rockets seguiram em ótimo momento: com 11 vitórias nos últimos 13 confrontos disputados, a equipe saiu do meio da tabela para a terceira posição da Conferência Oeste. Curiosamente, os bons resultados em Houston começaram a ser construídos a partir da lesão no joelho de Tracy McGrady, que decretou o fim de sua temporada ainda em fevereiro.
Sem o ala-armador, quem tem brilhado é Ron Artest, que em Denver garantiu 22 pontos e seis rebotes. Sempre regular, o pivô Yao Ming colaborou com 15 tentos, enquanto o vice-cestinha do plantel foi Aaron Brooks, responsável por 19.