postado em 11/03/2009 13:29
Atual tricampeã mundial e líder do ranking da Fifa, a seleção brasileira de futebol de areia inicia nesta quarta-feira o caminho rumo ao tetracampeonato. Em Montevidéu, o time nacional busca, até domingo, uma das três vagas para a América do Sul na edição 2009 da Copa do Mundo, que será disputada em Dubai.
Outros sete países disputam a classificação: Argentina, Chile, Equador, Paraguai, Peru, Venezuela e Uruguai. De acordo com o técnico Alexandre Soares, o objetivo do escrete canarinho das areias vai além da conquista da vaga: é vencer as Eliminatórias.
"Quando o Brasil entra em quadra, entra para vencer, sempre foi assim e não será diferente. Temos uma enorme responsabilidade e todos sabemos disso, sabemos do peso dessa camisa e também que ela não joga sozinha, que é preciso muito empenho, muita luta e muita dedicação para conseguir a vaga", comentou o treinador.
Cabeça-de-chave do grupo B, o Brasil encara inicialmente o estreante Equador, Paraguai e Venezuela. E o retrospecto é amplamente favorável diante dos três adversários: a seleção brasileira venceu as três partidas que fez até hoje diante dos paraguaios e derrotou os venezuelanos nas seis vezes em que se enfrentaram.
Isso, no entanto, não significa que os brasileiros se acomodaram. "Todas as seleções se prepararam muito bem para este torneio, o nível será muito alto, o mais equilibrado de todos, com certeza. Trabalhamos muito bem até aqui, tivemos a melhor preparação possível para lutar pela ida a Dubai. Agora é entrar em quadra e jogar", garantiu Soares.