Superesportes

Barça dá show no Camp Nou, atropela Lyon e avança na Liga dos Campeões

;

postado em 11/03/2009 18:55
Apesar das falhas apresentadas pela defesa desfalcada de Carles Puyol e Eric Abidal, o Barcelona conquistou nesta quarta-feira a classificação para as quartas-de-final da Copa dos Campeões da Europa. Com 45 minutos espetaculares no início do jogo, a equipe espanhola aplicou 5 x 2 no heptacampeão francês Olympique de Lyon no Camp Nou com show do atacante Thierry Henry, que também foi o autor do gol catalão no jogo de ida (terminara 1 x 1 no Stade de Gerlande).

O triunfo azul-grená ficou marcado sobretudo no primeiro tempo, graças à excelente atuação do francês Henry, autor dos dois gols primeiros gols. Ainda contribuíram para o resultado o argentino Lionel Messi e Samuel Eto;o, com um gol cada. O volante camaronês Jean Makoun e o meia Juninho Pernambucano descontaram para o Lyon, mas Seydou Keita deu o golpe de minerva para o Barça, aos 49 minutos do segundo tempo.

Classificado e vivendo uma excelente temporada 2008-09, o Barcelona aguarda o sorteio da Uefa para quem enfrentará nas quartas-de-final da Champions League. Já o Lyon, soberano na França e sete vezes campeão seguido no país gaulês, adia mais uma vez o sonho de chegar longe no torneio europeu: nos últimos sete anos, o máximo que conseguiu foi alcançar as quartas-de-final em 2005 e 2006.

Líderes absoluto do Campeonato Espanhol, com sete pontos de vantagem sobre o vice-líder Real Madrid, os catalães voltam a campo neste domingo, para encarar o Almería fora de casa, pela 28; rodada da Liga. Já o Lyon, também primeiro colocado do Francês mas com apenas um ponto de frente sobre o Paris Saint-Germain, recebe o Auxerre no Stade de Gerlande.

Chuva de gols

O placar foi aberto no Camp Nou apenas na segunda metade do primeiro tempo, sendo que os minutos iniciais foram insossos e de muito estudo entre as duas equipes. No entanto, assim que a defesa francesa deu trela, o Barcelona aproveitou para inaugurar o marcador.

Aos 24 minutos, o zagueiro mexicano Rafael Márquez recuperou a bola no meio-de-campo e lançou nas costas do brasileiro Cris. Ligado, Henry disparou sozinho pela intermediária, invadiu a grande área e completou para o gol na saída do arqueiro Hugo Lloris.

O segundo gol espanhol demorou apenas dois minutos para sair. Nesta ocasião, o meia Xavi Hernández teve liberdade na frente da área e rolou para Henry, que em posição duvidosa chutou forte para o gol. Aos 39 foi a vez de o argentino Lionel Messi fazer uma linda jogada pela direita, driblar dois marcadores, tabelar com Eto;o e bater colocado, cruzado, sem chances para o goleiro francês.

Embalado, os barcelonistas abriram uma goleada de vantagem aos 42 minutos, novamente em jogada de Henry. O francês avançou pelo lado esquerdo e tocou rasteiro para Eto;o. O africano driblou o brasileiro Cris e soltou uma bomba para fazer 4 a 0 na Catalunha.

Reação?

Apenas um minuto depois de levar o quarto gol o Lyon descontou, em uma vacilada da defesa do Barça: Juninho cobrou escanteio pela direita e Makoun, sozinho na marca do pênalti, subiu para cabecear no ângulo de Victor Valdés.

Mal começou o segundo tempo e o OL reduziu ainda mais a vantagem grená. O atacante argentino César Delgado cruzou rasteiro pela direita, Rafa Márquez furou, o atacante francês Karim Benzema fez o corta-luz e a bola sobrou para Juninho bater firme no canto direito de Valdés e deixar o placar em 4 x 2.

Uma das poucas investidas de perigo no jogo foi construída aos 14 minutos do segundo tempo: Henry sobrou cara a cara com Lloris, mas chutou em cima do goleiro. A bola, depois de resvalar no corpo do arqueiro do Lyon, tomou o rumo do gol, mas Cris apareceu para fazer o corte providencial.

Apesar da necessidade de o Lyon outros dois gols para avançar às quartas-de-final da Champions, o Barcelona se fechou bem atrás e não permitiu jogadas de ataque do rival. Com um toque de bola refinado e pouca objetividade, os espanhóis aguardaram por 30 minutos o apito final do árbitro norueguês Tom Henning Ovreb.

Antes de a partida ser encerrada, o brasileiro Juninho recebeu o cartão vermelho. O camisa 8 do Lyon, que já tinha recebido o amarelo no final do primeiro tempo, reclamou insistentemente e foi expulso de campo. Nos acréscimos, aos 49, os grenás aproveitaram para sacramentar a boa vitória sobre os franceses: o malinês Keita, que entrou no lugar de Henry no segundo tempo, puxou contra-ataque e chutou para as redes na saída de Lloris para fechar o jogo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação