postado em 12/03/2009 09:15
Três dos maiores candidatos ao posto de MVP (Jogador Mais Valioso) da temporada, Kobe Bryant, Dwyane Wade e Chris Paul foram os grandes destaques da NBA nesta quarta-feira. À exceção do armador do New Orleans Hornets, que viu seu time bater com tranquilidade o Washington Wizards, os outros dois astros precisaram se superar para vencer na rodada, visto que enfrentaram os fortes Houston Rockets e Boston Celtics.
Entre todos os atletas que foram à quadra na última noite, ninguém brilhou mais que Kobe. Na visita ao Texas, o Los Angeles Lakers caía diante dos Rockets no intervalo da partida por 51 a 40, fazendo parecer que o rival conquistaria a quarta vitória seguida. Foi a partir daí, contudo, que o campeão olímpico em Pequim-2008 começou o seu show particular.
Com 31 de seus 37 pontos marcados somente no segundo tempo, sendo 18 deles no último e decisivo quarto, o ala-armador literalmente carregou os Lakers rumo à vitória por 102 a 96. Assim, ele faturou a disputa pessoal com Ron Artest, com quem se desentendeu durante o confronto - ambos acabaram punidos com faltas técnicas.
"Isso foi tenso, mas eu não esperava nada a menos. Ele é um competidor, e eu também", afirmou Kobe, que superou facilmente os 11 pontos colecionados pelo ala de Houston. "Não foi muito uma batalha, tivemos algumas no passado nas quais ele até venceu, mas desta vez eu levei a melhor".
Enquanto isso, na Flórida o Miami Heat teve um teste de fogo para saber quais são suas pretensões na Conferência Leste. E, contando com o melhor nível de Dwyane Wade, a equipe da casa bateu o Boston Celtics por 107 a 99.
Na prática, o ala-armador responsável por 32 tentos e sete assistências soube aproveitar os grandes desfalques dos Celtics, que não tiveram Kevin Garnett e Ray Allen, ambos suspensos. Porém, segundo Paul Pierce nada disso pode servir para justificar a segunda derrota seguida dos alviverdes.
"Não há desculpas, tivemos nossas oportunidades e cavamos nosso próprio buraco", disse o solitário Pierce, que se limitou a 16 pontos e a cinco rebotes nesta quarta. "Temos de entender que em primeiro lugar somos um time defensivo, e é assim que ganhamos os jogos".
Já na capital norte-americana, Chris Paul comandou a vitória por 109 a 98 do New Orleans Hornets sobre o Washington Wizards. Sempre regular, o atleta garantiu 30 pontos, 13 assistências e dez rebotes para superar LeBron James e ficar isolado como o maior colecionador de triple-doubles da temporada: agora são seis.
Com tamanha contundência, Paul teve ainda a honra de ser apontado como o 'armador dos sonhos de qualquer equipe' pelo destaque dos Wizards, Caron Butler. "Ele simplesmente segue quebrando a nossa defesa", disse o ala, que anotou 23 pontos e nove assistências.
Confira todos os resultados da NBA nesta quarta-feira:
Houston Rockets 96 x 102 Los Angeles Lakers
Miami Heat 107 x 99 Boston Celtics
Washington Wizards 98 x 109 New Orleans Hornets
Atlanta Hawks 100 x 93 Utah Jazz
Orlando Magic 107 x 79 Chicago Bulls
Philadelphia 76ers 115 x 106 Toronto Raptors
Detroit Pistons 111 x 116 New York Knicks
Minnesota Timberwolves 104 x 79 Memphis Grizzlies
Denver Nuggets 112 x 99 Oklahoma Thunder
Portland Trail Blazers 89 x 93 Dallas Mavericks
Golden State Warriors 116 x 112 New Jersey Nets