postado em 12/03/2009 21:57
O 6º Grande Prêmio Rio de Atletismo e o Troféu Brasil 2009 foram apresentados oficialmente nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro. Ambas as competições acontecerão no estádio João Havelange, o Engenhão, e serão as primeiras da modalidade no local após a realização dos Jogos Pan-Americanos de 2007. O GP Rio será disputado em 17 de maio e o Troféu Brasil, de 4 a 7 de junho.
O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Roberto Gesta de Melo, falou da importância da volta do atletismo ao Engenhão. "Com a posse da atual diretoria do Botafogo e a indicação de Miguel Ângelo da Luz para a área de esportes olímpicos, começamos a tratar da volta do esporte-base nacional ao Estádio Olímpico João Havelange", afirmou.
Duas das campeãs do Pan, Maurren Maggi (medalha de ouro no salto em distância dos Jogos Olímpicos de Pequim, na China, em 2008) e Fabiana Murer (salto com vara) prestigiaram o evento.
Para o GP, Gesta confirmou a vinda ao Brasil da supercampeã neozelandesa Valerie Vili. Campeã olímpica do arremesso do peso em Pequim e ouro no Campeonato Mundial de Osaka, em 2007, Vili, de 24 anos, já esteve no Rio em 2005, quando venceu sua prova com 19,52 metros. A cubana Yarelis Barrios, medalha de prata no lançamento do disco na Olimpíada, será outra das atrações.