postado em 13/03/2009 00:21
Com três gols de Washington, o São Paulo se recuperou da derrota para o Mogi Mirim no final de semana e goleou o Mirassol por 5 a 0, na noite desta quinta-feira, no Morumbi, pela 13ª rodada do Campeonato Paulista.
Com a vitória, o time da capital retornou ao G-4 da tabela, com 26 pontos, na terceira posição. A equipe chegou a ficar na quinta colocação com os resultados da quarta-feira. O Mirassol é o 13.º colocado, com 14.
O São Paulo entrou em campo com o que o técnico Muricy Ramalho tinha de melhor, após encerrar o rodízio no time. Caso fosse derrotado, o São Paulo terminaria a rodada fora da zona de classificação para as semifinais. Assim, Jorge Wagner entrou no meio-campo e Júnior César ocupou a lateral-esquerda.
Apesar de contar com força total, o São Paulo demorou para engrenar em campo. Os anfitriões dominaram o jogo desde o início mas mostravam pouca velocidade e criatividade nas jogadas ofensivas em razão dos seguidos erros de passe no meio-campo
Muricy ainda teve que gastar uma substituição logo no início. O zagueiro André Dias sentiu dores e foi substituído por Rodrigo aos 15 minutos de jogo. Essas limitações, no entanto, não ameaçavam o São Paulo, já que o Mirassol, que estreou o técnico Pintado, praticamente não levou perigo aos donos da casa.
Na melhor chance dos visitantes, Anderson Paim recebeu lançamento pela esquerda, aos 21, e só não surpreendeu Rogério Ceni porque Renato Silva travou a finalização e facilitou a defesa do goleiro.
No restante da etapa só deu São Paulo. Aos 29, Jorge Wagner levantou na área, em jogada decisiva na última partida do time na Libertadores. O goleiro Mauro saiu mal mas Borges não soube aproveitar o rebote ao pegar na "orelha" da bola.
Aos 36, foi a vez de Borges servir. Da entrada da área, o atacante rolou para Washington, que escorregou, mas ainda conseguiu bater rasteiro com perigo à direita do goleiro
O placar foi inaugurado dois minutos depois. O garçom Jorge Wagner deu bela enfiada pela esquerda para Borges, melhor jogador do time na etapa, que bateu na saída de Mauro e deixou os donos da casa na frente. Foi o quarto gol do atacante no Paulistão
Antes do final do primeiro tempo, Júnior César avançou pela esquerda e bateu forte. O goleiro Mauro bateu roupa e, no rebote Washington se esticou para mandar para as redes com o bico da chuteira, aos 43 minutos.
Com a vantagem no placar, o São Paulo apresentou menos erros e jogou com mais facilidade no segundo tempo. Logo no início da etapa, Washington quase ampliou de cabeça, ao raspar na bola, que seguiu pela linha de fundo.
Aos 8 minutos, os donos da casa ganharam mais espaço para jogar com a expulsão de Deleu, do Mirassol. Com um a mais em campo, o São Paulo chegava no ataque com toques rápidos. Aos 10, Washington ajeitou com o peito para Hernanes encher o pé dentro da área. Mauro fez boa defesa e cedeu o escanteio. Na sequência, César, de bicicleta, evitou o terceiro gol ao afastar a bola em cima da linha
A zaga do Mirassol, porém, não mostrou a mesma eficiência na jogada seguinte.
Sem marcação, Jorge Wagner nem precisou pular para acertar a cabeça e mandar a bola para o fundo das redes em cruzamento da direita, de Hernanes, aos 14
A superioridade do São Paulo era incontestável. Na segunda metade do tempo, os donos da casa diminuíram o ritmo e passaram a administrar o resultado, que deixava novamente a equipe entre os semifinalistas da competição
O placar construído e a recuperação na tabela não evitaram o quarto gol do São Paulo. Aos 28, Hernanes bateu escanteio, Zé Luís desviou de cabeça na área e a bola sobrou para Washington completar rasteiro para o gol: 4 a 0.
A goleada foi encerrada com mais um gol de Washington, que marcou o seu oitavo tento na competição. Aos 35, Júnior César deu belo drible pela esquerda e levantou na área para o atacante dominar no peito e finalizar com tranquilidade na pequena área.
Na próxima rodada, o São Paulo enfrentará o Marília, em casa, às 18h10 do domingo, enquanto o Mirassol vai receber o Paulista, na terça-feira, às 19h30.
São Paulo 5 x 0 Mirassol
São Paulo - Rogério Ceni; Renato Silva, André Dias (Rodrigo) e Miranda; Zé Luis (Arouca), Jean (Oscar), Hernanes, Jorge Wagner e Junior Cesar; Washington e Borges. Técnico: Muricy Ramalho
Mirassol - Mauro; César, Bruno Aguiar (Danilo) e Márcio Santos; Deleu, Júnior Maranhão, Luciano Sorriso, Roger (Leandro Fonseca) Rodriguinho (Éder) e Anderson Paim; Luís Ricardo. Técnico: Pintado
Gols - Borges, aos 38, Washington, aos 43 minutos do primeiro tempo. Jorge Wagner, aos 14, Washington, aos 28 e aos 35 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos - Júnior César (São Paulo); Rodriguinho (Mirassol)
Cartão vermelho - Deleu (Mirassol).
Árbitro - Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral.
Renda e público - Não disponíveis.
Local - Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP).