postado em 13/03/2009 09:03
O técnico Dunga anunciou ontem a convocação da Seleção Brasileira para os dois próximos jogos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010 - em 29 de março, diante do Equador, em Quito, e em 1º de abril, contra o Peru, no Beira-Rio, em Porto Alegre. E, numa lista sem grandes novidades, o destaque ficou mesmo para a presença de dois jogadores contundidos: Kaká e Ronaldinho Gaúcho.
Os dois estão sem jogar desde o mês passado, mas Dunga parece confiar no trabalho do departamento médico do Milan. Kaká sofreu uma contusão no pé esquerdo em 7 de fevereiro - assim, desfalcou a Seleção já no amistoso contra a Itália, em Londres -, enquanto Ronaldinho Gaúcho fez sua última partida em 18 de fevereiro, quando precisou tomar uma infiltração para suportar a dor no tendão de Aquiles da perna direita e enfrentar o Werder Bremen.
Os médicos do Milan acreditam que Kaká possa voltar a jogar no próximo domingo, quando ocorre a partida diante do Siena, pelo Campeonato Italiano. Mas o caso de Ronaldinho Gaúcho parece um pouco mais complicado, pois ainda não há previsão definida para seu retorno. De qualquer maneira, Dunga acredita que poderá contar com os dois a partir de 24 de março, quando a Seleção Brasileira se apresenta para as partidas das Eliminatórias.
Apesar de apostar na recuperação de Kaká e Ronaldinho Gaúcho, Dunga não chamou o zagueiro Juan, que sofreu contusão muscular na quarta-feira, defendendo a Roma no duelo com o Arsenal pela Liga dos Campeões da Europa. Assim, o técnico resolveu dar uma chance para Miranda, do São Paulo. Mas ele deve ser reserva de Lúcio e Luisão na zaga, assim como Thiago Silva, jogador que disputou apenas três amistosos até agora no ano - ainda não pode defender o Milan pois não está inscrito nesta temporada.
A lista de convocados também traz o volante Felipe Melo, que tinha sido chamado pela primeira vez para a Seleção no amistoso frente à Itália, em fevereiro, e foi elogiado por Dunga e seu auxiliar Jorginho. E outra novidade é a volta do lateral-esquerdo Kléber, que deixou o Santos e está agora no Internacional. ;Agora, ele está fixo na lateral. No Santos, às vezes era deslocado para o meio-de-campo, o que o prejudicava um pouco;, avaliou o treinador.
Fenômeno
Apesar da convocação para dois importantes jogos das Eliminatórias, a entrevista coletiva de Dunga, no Rio, teve um assunto predominante: Ronaldo. E o técnico voltou a falar sobre sua alegria de ver o atacante atuando novamente, garantindo que ele ainda tem chances de defender a Seleção Brasileira.
;O futebol é mesmo maravilhoso. Em 2006, o Ronaldo foi tratado de um jeito, agora está tendo o tratamento que merece. Ele não precisa provar para ninguém que sabe fazer gols. E se entrar em forma e jogar bem, é claro que pode ser convocado;, avisou Dunga. ;Estou muito feliz por ele estar fazendo gols. É isso o que ele mais sabe fazer, como o Romário.;
OS CONVOCADOS
GOLEIROS
Julio Cesar (Internazionale, Itália)
Doni (Roma, Itália)
LATERAIS
Maicon (Internazionale, Itália)
Daniel Alves (Barcelona, Espanha)
Marcelo (Real Madrid, Espanha)
Kléber (Internacional)
ZAGUEIROS
Lúcio (Bayern de Munique, Alemanha)
Miranda (São Paulo)
Thiago Silva (Milan, Itália)
Luisão (Benfica, Portugal)
MEIO-CAMPISTAS
Gilberto Silva (Panathinaikos, Grécia)
Josué (Wolfsburg, Alemanha)
Anderson (Manchester United, Inglaterra)
Felipe Melo (Fiorentina, Itália)
Kaká (Milan, Itália)
Julio Baptista (Roma, Itália)
Ronaldinho Gaúcho (Milan, Itália)
Elano (Manchester City, Inglaterra)
ATACANTES
Robinho (Manchester City, Inglaterra)
Luis Fabiano (Sevilla, Espanha)
Alexandre Pato (Milan, Itália)
Adriano (Internazionale, Itália)