postado em 13/03/2009 14:16
Campeão da Taça Guanabara, o Botafogo ainda não convenceu no segundo turno do Campeonato Carioca, a Taça Rio. Depois de sofrer para vencer o modesto Tigres do Brasil por 3 x 2 na estreia, o Glorioso esteve irreconhecível na noite de quinta-feira, sendo goleado pelo Vasco por 4 x 1 no Maracanã.
As atuações abaixo da crítica contradizem o discurso do técnico Ney Franco e dos jogadores, que passaram os últimos dias descartando qualquer tipo de relaxamento por já ter assegurada a vaga na decisão do Estadual. A ordem em General Severiano, pelo menos no discurso, é vencer a Taça Rio e ser campeão carioca sem a necessidade de uma final.
"A derrota para o Vasco não pode ser encarada como um sinal de que o trabalho está todo errado e que devemos repensar a nossa maneira se comportar dentro de campo. Ganhamos a Taça Guanabara, estamos na decisão do Campeonato Carioca, mas ainda queremos a conquista da Taça Rio e ela é possível, já que passamos apenas da segunda rodada, de um total de oito. Temos um grupo capaz de brigar por isso e os jogadores estão dispostos a provar dentro de campo. Contra o Vasco pecamos porque fomos irregulares nos primeiros minutos, o adversário abriu vantagem e depois não conseguimos inverter", disse Ney Franco.
Para o zagueiro e capitão Juninho, será fundamental para o Bota conseguir uma vitória na partida do próximo domingo contra a Cabofriense. O jogador acredita que um bom desempenho neste compromisso vai fazer as críticas diminuírem.
"Temos um intervalo de tempo muito curto em relação ao jogo contra a Cabofriense e isso é um ponto favorável quando você está vindo de uma goleada num clássico. Hoje estamos sendo muito criticados, mas se vencermos bem a nossa adversária do fim de semana a confiança volta e as dúvidas são afastadas", disse Juninho.
O goleiro Renan concorda com o companheiro de setor defensivo e lembra que a tabela da Taça Rio não foi a melhor possível para o Botafogo nas primeiras rodadas, mas que pode ser útil daqui para frente.
"Estamos com apenas três pontos ganhos e atrás de vários concorrentes diretos, porém devemos lembrar que jogamos contra o Tigres poucas horas depois da estreia na Copa do Brasil e uma viagem até Brasília e logo em seguida tivemos um clássico. Além disso, no domingo teremos uma partida complicada fora de casa. A tabela parece não ajudar muito, mas depois faremos três dos cinco jogos restantes no Engenhão, onde normalmente conseguimos bons resultados", disse Renan.