postado em 14/03/2009 08:00
Aspirantes ao título do Campeonato Espanhol, Barcelona e Real Madrid, respectivamente líder e vice-líder da competição, passaram por experiências opostas no meio de semana e entrarão para a disputa da 27; rodada do torneio nacional com ânimos totalmente distintos.Os catalães, por exemplo, tentarão contornar os transtornos de encarar o Almeria fora de casa, domingo, com a animação trazida pela goleada sobre o Lyon, quarta-feira, pelas oitavas-de-final da Copa dos Campeões.
Com uma atuação de gala e uma vitória por 5 a 2, os espanhóis despacharam os franceses e ganharam aditivo extra para manterem a diferença de sete pontos que os separam do Real Madrid na tabela do Campeonato Espanhol.
"Se continuarmos jogando assim, será quase impossível alguém nos vencer", apostou o lateral-direito Daniel Alves, titular indiscutível do time de Josep Guardiola e reserva de Maicon na seleção brasileira do técnico Dunga. "Podemos até não jogar bem algumas vezes, mas sempre mostramos vontade e impomos nosso futebol", completou.
Para contrastar com o otimismo barcelonista, o volante francês Lassana Diarra, titular do Real Madrid na acachapante derrota por 4 a 0 diante do Liverpool, resumiu com qual sentimento o grupo merengue entrará em campo para encarar o Athletic, domingo, em Bilbao.
"A moral está abalada depois da derrota, pois queríamos ter permanecido na competição. Temos que aceitar as coisas como elas são. Uma derrota como esta deixa marcas, mas ainda temos um tempo para nos recuperar", apostou Diarra, disposto a brigar pelo título com o Barça até o final.
O técnico Juande Ramos, tido como carta fora do baralho a partir da metade do ano, quando o clube realizará eleições presidenciais, também descartou jogar a toalha. "Peço que a torcida fique ao nosso lado, pois o Athletic é um time difícil de ser batido e fará tudo para não nos deixar jogar", apostou.
Outros dois times que entrarão em campo com sentimentos distintos na rodada são Atlético de Madri e Villarreal. O principal jogo do sábado colocará frente a frente o time eliminado da Champions pelo Porto com a grande surpresa das quartas-de-final, que garantiu passagem após eliminar o Panathinaikos, em Atenas.
Sétimo na tabela e vivendo crise interna após as críticas do atacante Agüero ao técnico Abel Resino, o Atlético não pode pensar em tropeço diante do Submarino Amarelo, quarto colocado, com 50 pontos. Com Forlán à disposição, a equipe tentará manter a boa fase no torneio nacional após bater o Barcelona e empatar com o Real Madrid nas últimas duas rodadas.
O Villarreal, por sua vez, está invicto há cinco jogos no Campeonato Espanhol e também precisará vencer se quiser continuar folgado na quarta posição do torneio, já que o Málaga, com 42 pontos, poderá encostar definitivamente se superar o Sevilla, terceiro na tabela.
Convocado pelo técnico Dunga para as partidas contra Equador e Peru, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, Luis Fabiano é a grande esperança de gols do Sevilla para superar o surpreendente Málaga, fora de casa. O atacante está totalmente recuperado de uma lesão no joelho esquerdo e recuperando a boa forma jogo a jogo.
Confira os jogos da 27; rodada do Campeonato Italiano:
Sábado:
Valencia x Recreativo Huelva
Atlético de Madri x Villarreal
Domingo:
Espanyol x Mallorca
Real Betis x Osasuna
Sporting de Gijon x Deportivo La Coruña
Racing Santander x Numancia
Athetic Bilbao x Real Madrid
Almeria x Barcelona
Málaga x Sevilla
Valladolid x Getafe