postado em 14/03/2009 20:33
Na sua melhor partida no Campeonato Paulista, o Bragantino goleou neste sábado o Guaratinguetá por 5 a 1 e se aproximou do grupo de classificação às Finais do Interior. Com Pará, Malacquias e Nunes inspirados, o Braga massacrou o adversário desde o início da partida.
Com o resultado, o Bragantino assumiu a 11ª posição e se encontra apenas dois pontos atrás do Ituano, último classificado à decisão do interior. Em contrapartida, o Guaratinguetá soma apenas um ponto a menos que o algoz desta noite, porém ocupa a 15ª colocação e segue ameaçado pelo rebaixamento.
O jogo
Precisando da vitória, o Bragantino partiu para cima do Guaratinguetá e comandou as primeiras ações o jogo. O meio-campo Pará atuava com muita liberdade e criava as melhores chances de gol do Braga.
Pressionando o adversário no seu campo, o Leão chegou rapidamente ao seu primeiro gol. Pará carregou a bola até a linha de fundo e disparou um belo cruzamento. Oportunista, Nunes se antecipou ao zagueiro na primeira trave e, com um toque de cabeça, abriu o placar.
O Guará sentiu o gol e passou a cometer muitos erros no seu sistema defensivo. Três minutos após a abertura do placar, Malacquias recebeu livre, avançou sem ser incomodado até a entrada da área e chutou rente à trave.
O Braga dominava a partida por completo e criava muitas chances para aumentar a diferença no marcador. Bill, aos 31 minutos, perdeu grande oportunidade, após outra falha da defesa do Guará.
Com o setor ofensivo apagado, o técnico Márcio Araújo colocou o experiente atacante Luizão em campo. Assim, o Guará mostrou uma postura mais ofensiva, mas não aparentava melhor qualidade ao final da primeira etapa.
O Bragantino retornou a campo atuando de uma forma mais agressiva. Logo aos cinco minutos, os donos da casa aumentaram a diferença no marcador. Pará bateu uma falta despretensiosa, a bola bateu no gramado e enganou o goleiro visitante. No rebote, o zagueiro Gabriel aproveitou e fez 2 a 0.
Mesmo com a folga no placar, os comandados de Marcelo Veiga seguiam adotando a mesma postura de pressionar o adversário. Pará, melhor jogador em campo, colocava seus atacantes em boas possibilidades de marcar. Porém, o próprio camisa 11 anotou o terceiro gol. Na sua principal característica, a bola parada, o meia cobrou falta com categoria e decretou o 3 a 0.
Em situação complicada na partida, o Guaratinguetá piorou ainda mais sua situação. Com 16 minutos, Jackson cometeu falta e impediu uma ótima chance de contra-ataque do Braga. O árbitro não titubeou e expulsou o jogador.
Apesar de estar com um jogador a menos, o Guará diminuiu o prejuízo através de uma jogada individual. Ricardinho soltou uma bomba de fora da área e acertou o ângulo, sem chances para o goleiro do Braga.
Quando ensaiava uma reação, o Guará perdeu outro jogador e praticamente abandonou o jogo. Renato recebeu o segundo cartão amarelo e deixou os visitantes com dois a menos.
Com muito espaço para jogar, o Bragantino instituiu o massacre em Bragança Paulista. No espaço de um minuto, os donos da casa anotaram mais dois gols e decretaram a vitória. Marcelo Godri, aos 23, após uma grande confusão na área e Nunes, depois do rebote do arqueiro adversário, em uma tabela envolvente dos mandantes, encerrando a noite de felicidade do Braga.
Marinho faz três e comanda vitória do Noroeste
Principal reforço do Noroeste para esta temporada, o atacante Marinho, ex-Atlético-MG, teve sua melhor atuação com a camisa do clube. Neste sábado, o centroavante anotou os três gols da vitória do Norusca sobre Botafogo-SP, fora de casa, por 3 a 1. André Balada anotou o gol dos mandantes.
Com o resultado, o Noroeste chegou aos 13 pontos e deixou provisoriamente a zona de rebaixamento. Para terminar a rodada fora da degola, o Norusca depende de derrotas do Oeste e Marília, que encaram neste domingo o Guarani e São Paulo, respectivamente.
Mesmo com a derrota, o Botafogo segue vivo na disputa pelo torneio do interior. Com 15 pontos, o Fogo ocupa a 12ª posição e se encontra dois pontos atrás da vaga.