postado em 15/03/2009 18:13
Mesmo sem fazer uma grande partida o Vasco conseguiu manter os 100% de aproveitamento no Grupo A da Taça Rio, ao bater o Boavista por 1 a 0 na tarde deste domingo, no Estádio Eucy Resende. Fernando fez o gol que levou o Cruzmaltino aos nove pontos, mesma pontuação do Fluminense, que leva desvantagem nos critérios de desempate.
Já o Boavista, que também estava 100%, permaneceu com seis pontos no Grupo B, mas segue no páreo pela classificação para as semifinais. A primeira etapa apresentou muitos lances duros em divididas, apesar de leais. O Vasco começou estudando o adversário, que procurava impor a correria para igualar o confronto.
A melhor qualidade técnica vascaína se fez presente aos nove minutos, quando Jéferson, com um belo passe, colocou Élton na cara do goleiro Vinícius, que fez grande defesa no chute. No minuto seguinte o arqueiro anfitrião voltaria a salvar sua equipe. Pimpão cruzou da direita e Élton desviou na pequena área, mas em cima de Vinícius.
O Boavista assustava mais nas jogadas de bola parada, como aos 15 minutos, quando Rogério Rios cobrou escanteio, a zaga afastou para a entrada da área e Têti, prensado, chutou para a defesa do goleiro Tiago. Nos contra-ataques o time da Região dos Lagos também era perigoso. Num deles, aos 27 minutos, Mancuso cruzou e Rogério Rios cabeceou para Tiago salvar.
Quando o jogo estava equilibrado e dava a impressão de que iria para o intervalo sem gols, o Vasco abriu o marcador aos 40 minutos. Paulo Sérgio cobrou falta da esquerda, a zaga do Boavista falhou e Fernando, livre de marcação, cabeceou no canto esquerdo de Vinícius, que ainda se esticou todo, mas não conseguiu fazer a defesa.
O Boavista ainda tentou chegar a igualdade antes do primeiro tempo se encerrar e quase conseguiu aos 43 minutos, quando Têti cobrou falta e Tiago espalmou, cedendo escanteio.
Na volta para o segundo tempo o Boavista passou a ter uma postura mais ofensiva, porém, pela menor qualidade técnica, encontrava muita dificuldade de criação, preferindo os chutes de fora da área. Num deles, aos quatro minutos, Felipe Adão fez Tiago se esticar todo para defender.
Já o Vasco começou a dosar mais o seu ritmo, se fechando para diminuir os espaços em campo e saindo em busca do segundo gol somente na base dos contra-ataques. Num deles, aos 12 minutos, Ramon avançou pela esquerda, chutou cruzado, mas os atacantes falharam na hora de concluir, não alcançando a bola.
Essa postura do Vasco fez o Boavista crescer em campo e por muito pouco o time de Bacaxá não empatou aos 19 minutos. Têti cobrou falta da esquerda e Felipe Adão cabeceou para grande defesa de Tiago. Quatro minutos depois Paulo Rodrigues fez boa jogada individual pela esquerda e chutou cruzado para fora. A resposta vascaína veio aos 26 minutos, quanto Faioli invadiua a área e chutou para a defesa de Vinícius.
Por muito pouco o Vasco não chegou ao segundo gol aos 41 minutos, quando após cobrança de escanteio, Léo Lima cabeceou e o goleiro do Boavista fez grande defesa. Dois minutos depois porém a chance mais clara da segunda etapa foi desperdiçada pelos anfitriões. Paulo Rodrigues cruzou, o goleiro deu rebote e Tony, com o gol livre, isolou a bola. Melhor para o Vasco, que manteve o resultado até o fim.
Na próxima rodada o Vasco faz o clássico com o Flamengo, no domingo, às 18h(de Brasília), no Maracanã. O Boavista entra em campo antes, no sábado, às 18h30min(de Brasília), quando visita o Tigres do Brasil no Estádio Los Larios, na Baixada Fluminense.