postado em 15/03/2009 19:25
O Brasil foi campeão das Eliminatórias para a Copa do Mundo de futebol de areia na tarde deste domingo. Na final, a equipe nacional goleou o Uruguai por 10 a 1. Os dois times entraram na arena armada em Montevidéu já classificados para a competição que acontece em Dubai no final do ano. Na decisão do terceiro lugar, a Argentina bateu o Equador por 9 a 8 e assegurou a terceira e última vaga para o torneio nos Emirados Árabes.
Desta forma, o Brasil soma 21 jogos de invencibilidade em competições eliminatórias organizadas pela Fifa. De quebra, o time canarinho conquistou a 39ª vitória em 40 confrontos com a Celeste. A equipe encerra o campeonato com o melhor ataque (39 gols anotados) e a defesa menos vazada (seis gols sofridos). Para completar, Mão foi premiado como melhor goleiro e André terminou na artilharia, com 13 tentos.
Os gols do Brasil foram marcados por André (3), Daniel (2), Betinho (2), Benjamin (2) e Camilo. No time uruguaio, Matias anotou o único tento. "Fizemos um dos nossos melhores jogos nos últimos anos. Jogamos muito bem, contra uma equipe de alto nível, que estava em casa, e é sempre muito perigosa. Hoje fomos perfeitos", resumiu o treinador Alexandre Soares, que ainda viu o time levar o troféu Fair Play.
Em Montevidéu, o treinador comemorou seu 22° título em 23 torneios à frente da seleção brasileira. Depois dos festejos, o comandante pretende iniciar o planejamento visando a disputa do Mundial. "A partir de agora, pensamos em Dubai. Vamos comemorar muito esse título e esta semana já vamos sentar para começar a planejar a nossa preparação para a Copa do Mundo", afirmou.
"Estamos longe de casa há quase um mês, com saudade da família, dos filhos, mas todo o sacrifício valeu à pena, trabalhamos muito para vir ao Uruguai. Todos estamos de parabéns, jogamos muito bem, sempre respeitando os nossos adversários, e conquistamos mais um título para o nosso país", vibrou Buru, eleito melhor jogador do mundo pela Fifa em 2007.