Superesportes

Com Guerrón, técnico do Equador convoca 26 para enfrentar Brasil

;

postado em 17/03/2009 17:59
O técnico Sixto Vizuete listou nesta terça-feira os jogadores que terá à disposição para a partida contra o Brasil, em Quito, pela Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010. Com 26 atletas relacionados, o destaque fica por conta dos atletas da LDU, vice-campeões mundiais em dezembro e que são maioria na convocatória.

No total, são seis jogadores que atual pela Liga Deportiva Universitária de Quito, todos eles derrotados por 1 x 0 pelo Manchester United no final do ano passado. Além de jogadores como o atacante Walter Calderón e o goleiro José Cevallos, o destaque fica por conta do lateral Néicer Reasco: que teve uma passagem pouco abrilhantada pelo São Paulo antes de retornar a seu país de nascença.

Além deles, o meia Joffre Guerrón foi lembrado por Vizuete: destaque da Copa Libertadores da América de 2008, o jogador rapidamente trocou a LDU pelo futebol espanhol: atualmente defende o Getafe. Enquanto Dunga convocou apenas dois jogadores que atuam no futebol brasileiro na lista de 22, o treinador equatoriano teve um número muito maior: 17, entre os 26.

Da Europa ainda virão mais cinco jogadores além de Guerrón, a maioria deles meio-campistas: Segundo Castillo, Antonio Valencia (dos ingleses Everton e Wigan, respectivamente), Edison Méndez (PSV, da Holanda) e Cristian Noboa (Rubin Kazan, da Rússia). Na frente, o representante é o atacante Felipe Caicedo, parceiro de Robinho no Manchester City.

O Equador, que disputou as duas últimas Copas do Mundo, não vem bem na Eliminatória para o torneio de 2010, na África do Sul. O time somou apenas 12 pontos em dez jogos e figura na sexta colocação, um ponto atrás da Colômbia (que iria para a repescagem) e quatro a menos do que o Chile, na zona de classificação.

Contra o Brasil, os equatorianos defendem uma invencibilidade de quase 26 anos jogando em seu país. Além das duas vitórias por 1 a 0 nas duas Eliminatórias passadas na cidade de Quito (palco do jogo em 29 de março), a seleção canarinho apenas empatou por 0 x 0 no classificatório para a Copa de 94.

Depois de pegar a equipe de Dunga na capital Quito, a 2,8 mil metros de altitude, a seleção equatoriano continua em seu próprio país: em 1; de abril, a equipe receberá o Paraguai, líder das Eliminatórias com 23 pontos - seis de vantagem sobre o Brasil.

Confira os convocados do Equador

Goleiros: José Cevallos (LDU), Marcelo Elizaga (Emelec) e Máximo Banguera (Barcelona de Guaiaquil).

Defensores: Paul Ambrossi, Jairo Campos, Néicer Reasco (todos da LDU), Deyson Méndez, Miguel Ibarra (ambos do Espoli), Giovanny Espinoza (Barcelona de Guaiaquil), Isaac Mina (Deportivo Quito), Jorge Guagua (El Nacional) e Iván Hurtado (Millonários/COL).

Meio-campistas:
Segundo Castillo (Everton/ING), Antonio Valencia (Wigan/ING), Cristian Noboa (Rubin Kazan/RUS), Edison Méndez (PSV/HOL), Joffre Guerrón (Getafe/ESP), Patrício Urrutia (LDU), Walter Ayoví (Monterrey/MEX), David Quiróz (Emelec) e Jefferson Montero (Independiente José Terán).

Atacantes: Felipe Caicedo (Manchester City/ING), Walter Calderón (LDU), Cristian Benítez (Santos Laguna/MEX), Pablo Palacios (Barcelona de Guaiaquil) e Joao Rojas (Emelec).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação