Superesportes

CBF divulga nova fórmula com Séries C e D mais 'divididas'

;

postado em 17/03/2009 19:52
A CBF anunciou nesta terça-feira uma nova fórmula para a Série C do Campeonato Brasileiro deste ano e para a recém-criada Série D, que terá sua edição de estreia em 2009. A diferença em relação à primeira forma de disputa divulgada é a divisão dos participantes em mais grupos.

A Terceirona, que antes tinha 20 clubes divididos em dois grupos de dez, passa a ser mais regionalizada com quatro chaves de cinco times que jogarão entre si em turno e returno para definir os dois classificados de cada um. Os oito restantes jogarão no sistema mata-mata até que se definam os quatro que jogarão a segunda divisão em 2010.

Alterada em relação ao que foi divulgado na primeira oportunidade, a Série C 2009 ficou mais barata, já que os grupos foram formados levando em conta a proximidade das cidades que sediarão as partidas. Os concorrentes a subir foram definidos de acordo com seus desempenhos na Terceirona do ano passado, além dos quatro que cairão da Série B.

Já a Série D, que antes tinha seus 40 participantes separados em oito grupos, agora passa a ter dez grupos com quatro times cada, também divididos respeitando a proximidade regional. Após o enfrentamento em turno e returno dentro dos grupos, os dois primeiros se classificam e passam a jogar em mata-mata. Os quatro semifinalistas estarão na Série C 2010.

A CBF ainda não informou quem comporá as chaves da quarta divisão nacional. Já a Terceirona terá seus times dispostos da seguinte forma:

Grupo A: Rio Branco-AC, Sampaio Corrêa-MA, Luverdense-MT, Águia de Marabá-PA e Paysandu-PA

Grupo B:
ASA-AL, CRB-AL, Confiança-SE, Icasa-CE e Salgueiro-PE

Grupo C:
Gama-DF, América-MG, Mixto-MT, Ituiutava-MG e Guaratinguetá-SP

Grupo D:
Marília-SP, Marcílio Dias-SC, Criciúma-SC, Brasil-RS e Caxias-RS

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação