postado em 18/03/2009 08:49
O Boca Juniors tenta deixar o caos extra-campo em Buenos Aires em nome de uma tranquilidade no grupo 2 da Copa Libertadores da América. Enquanto a torcida portenha vive uma turbulência entre si própria, os atletas vão ao Paraguai nesta quarta-feira para enfrentar o Guaraní, às 21h50 (de Brasília), no Estádio Rogelio Livieres, pela terceira rodada da chave.
Apesar de a equipe estar invicta na Libertadores e vir de vitória do Torneio Clausura do Campeonato Argentino, os fãs do Boca é que não vão bem. No domingo, após o triunfo por 3 x 0 sobre o Argentinos Juniors, duas facções da torcida causaram uma confusão em San Telmo, um bairro pacato da capital e a 1 km da Bombonera. O saldo foi negativo: dois torcedores feridos, um deles correndo risco de morte.
O Boca, que pela segunda rodada venceu fora de casa o Deportivo Táchira por 1 x 0 na Venezuela, parte embalado porém desfalcado. O técnico Carlos Ischia não poderá contar com o zagueiro Gabriel Paletta, o lateral Claudio Morel Rodríguez, os volantes Nicolas Gaitán e Álvaro González e nem com o atacante Lucas Viatri.
Entretanto, o grupo de jogadores parte motivado com a boa forma do atacante Luciano Figueroa e com dois jogadores convocados para a seleção argentina: o zagueiro Juan Forlín e o volante Sebastián Battaglia. A lista só não foi maior porque o meia Juan Román Riquelme se desentendeu com Diego Maradona e abdicou do grupo alviceleste.
Além disso, uma vitória no Paraguai deixaria o Boca Juniors virtualmente classificado para as oitavas-de-final da Libertadores. Como o Deportivo Cuenca venceu o xará d Táchira na terça-feira por 3 x 1, os dois clubes se embolaram com seis pontos - e quatro partidas disputadas. Caso vença o Guarani, os xeneizes subiriam para nove pontos, com mais três jogos restantes (dois deles na Bombonera).
O Guaraní, por sua vez, está praticamente fora da Libertadores - e uma derrota deixaria a eliminação do time paraguaio ainda mais iminente. Lanterna, a equipe paraguaia é a única que não pontuou no grupo.
FICHA TÉCNICA
GUARANÍ (PAR) X BOCA JUNIORS (ARG)
Local: Estádio Rogelio Livieres, em Assunção (Paraguai)
Data: 18 de março de 2009, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Enrique Oses (Chile)
Assistentes: Patrício Basualto e Sergio Román (ambos do Chile)
GUARANÍ: Silva; Filippini, Carballo, Marecos e Alvarenga; Schuster, Paniagua, Benítez e Nunez; Negreiros e Fabbro
Técnico: Félix León
BOCA JUNIORS: Abbondanzieri; Ibarra, Cáceres, Forlín e Roncaglia; Vargas, Battaglia, Krupoviesa e Riquelme; Mouche e Figueroa.
Técnico: Carlos Ischía