postado em 18/03/2009 10:42
A disputa pelo domínio da NBA pesa cada vez mais para o lado do Cleveland Cavaliers. Além de ter ganhado o clássico com o Orlando Magic por 97 x 93 nesta terça-feira, em sua sexta vitória seguida, a equipe de Ohio sorriu na rodada ao ver derrotas surpreendentes de Los Angeles Lakers e Boston Celtics, rivais diretos pelo 'título' da temporada regular.
Embora a conquista da liderança da liga seja simbólica, LeBron James já chegou a dizer que quer ver os Cavs na ponta, visto que isso lhes concederia a vantagem de mando de quadra nos playoffs. Em uma grande briga, os Lakers e os Celtics já ostentaram a ponta com tranquilidade, mas agora têm respectivamente 53 e 50 vitórias, contra as 54 do inalcançável Cleveland.
Para se manter em grande fase e ampliar a invencibilidade, os Cavaliers contaram com o melhor nível de LeBron, autor de 43 pontos, 12 rebotes e oito assistências. Mesmo assim, jogando em casa o time teve dificuldades e triunfou muito em função de uma marcação polêmica da arbitragem: grande astro do Magic, Dwight Howard teve assinalada uma violação a 47 segundos para o fim da partida, quando os visitantes eram derrotados por 95 x 93.
"Vocês não verão essa chamada de novo, isso eu garanto", disparou o técnico de Orlando, Stan Van Gundy. "Essa é parte da razão por eles terem vencido 30 das 31 partidas em casa: são uma grande equipe, e quando acontece marcações assim, você fica em uma posição muito boa".
Com ou sem polêmica, o fato é que Howard não manteve a média das últimas atuações, limitando-se a 13 pontos e a 15 rebotes nesta terça-feira.
Único brasileiro em quadra na última noite norte-americana, Anderson Varejão novamente foi titular dos Cavs e, em 32 minutos jogados, assegurou 12 pontos, sete rebotes e duas assistências.
Surpresas para Lakers e Celtics: A 54ª vitória do Cleveland Cavaliers nesta temporada teve um peso maior ainda se considerados os tropeços de Los Angeles Lakers e Boston Celtics, que caíram na rodada contra equipes que brigam no meio da tabela da Conferência Leste: Philadelphia 76ers e Chicago Bulls.
Entre os dois gigantes, a derrota mais surpreendente foi a dos Lakers, que sofreu apenas o quinto revés em casa de 2008/09 ao levar 94 x 93 dos 76ers, com direito a uma cesta de três de Andre Iguodala no estouro do cronômetro. Grande destaque do embate, o ala visitante anotou 25 pontos.
Pelos comandados de Phil Jackson, faltou o brilho de Kobe Bryant, que se aproximou de sua menor marca em todo o campeonato (dez tentos) ao marcar um a mais. Com a discrição da estrela, Pau Gasol ainda tentou decidir para a equipe, mas seus 25 tentos e oito rebotes se mostram insuficientes.
Em Chicago, os Bulls aumentaram o momento instável dos Celtics com o placar de 127 x 121. Ainda bastante desfalcado, o Boston seguiu sem Kevin Garnett e Ray Allen e não conseguiu fugir da segunda derrota seguida apesar da grande atuação de Paul Pierce, responsável por 37 pontos e sete rebotes.
Confira todos os resultados da NBA nesta terça-feira:
Cleveland Cavaliers 97 x 93 Orlando Magic
Los Angeles Lakers 93 x 94 Philadelphia 76ers
Chicago Bulls 127 x 121 Boston Celtics
Atlanta Hawks 119 x 97 Sacramento Kings
Utah Jazz 103 x 88 Washington Wizards
Dallas Mavericks 103 x 101 Detroit Pistons
San Antonio Spurs 93 x 86 Minnesota Timberwolves