postado em 18/03/2009 22:03
Na noite desta quarta-feira, em Tunja, o Boyacá Chicó entrou em campo pela Copa Libertadores da América e venceu o Universidad do Chile por 3 a 0, assumindo assim a liderança do Grupo 7, onde também joga o Grêmio. Com esse resultado, os colombianos acumularam seis pontos, dois a mais que o Tricolor e os chilenos. O lanterna desta chave é o Aurora, da Bolívia, que ainda não somou pontos.
Atuando em seus domínios, o Boyacá começou melhor no jogo e com apenas 4 minutos de partida abriu o placar, com Movil. O gol só ampliou a pressão dos anfitriões que ditavam um ritmo muito veloz para o jogo, marcando o adversário no campo de defesa. O segundo gol era questão de tempo e acabou acontecendo aos 18 minutos, anotado por Girón.
Após o intervalo, o Boyacá não conseguiu manter o ritmo da partida e foi o Universidad quem criou mais perigo no começo da segunda etapa. Porém, o Alviverde colombiano conseguiu resistir a pressão e aos poucos foi administrando o jogo. Até que aos 26 minutos, em um contra ataque, Nuñez recebeu uma assistência de cabeça, girou dentro da área e bateu firme de perna esquerda para selar a vitória dos anfitriões.
A liderança do Boyacá Chicó pode ser temporária. Isto porque no próximo dia 7 de abril o Grêmio jogará no estádio Olímpico contra o lanterna Aurora, que ainda não marcou gols no torneio intercontinental. Em caso de vitória, o Tricolor se igualará em número de jogos com os outros adversários e os superará em pontos.
San Lorenzo se complica - O San Lorenzo de Almagro jogou na Argentina e mesmo assim perdeu para o Libertad, do Paraguai, por 1 a 0, gol contra de Aguirre. Esse resultado deixou a equipe azul-grená em situação delicada no Grupo 8 da Copa Libertadores. Os argentinos somam apenas três pontos e ocupam a terceira colocação na chave. Porém, o Universitário do Peru, que tem quatro pontos, tem um jogo a menos, exatamente contra o lanterna San Luis, do México.
Nas duas últimas partidas que terá que disputar, o San Lorenzo vai enfrentar o próprio Universitário e o San Luis. Para se classificar, os argentinos têm que vencer as duas partidas e torcer para que os peruanos não vençam o Libertad, que subiu para 12 pontos e já está classificado para a próxima fase.