postado em 19/03/2009 14:46
O meia Deco foi convocado nesta quinta-feira para a seleção de Portugal para enfrentar República Tcheca e África do Sul nos próximos dez dias. Embora sofra uma contusão que pode deixá-lo afastado dos gramados por meses, o brasileiro naturalizado lusitano foi relacionado pelo técnico Carlos Queiroz, bem como o zagueiro Pepe e o meia Cristiano Ronaldo.
O meia do Chelsea ainda não teve muitas oportunidades com o técnico Guus Hiddink, sobretudo por conta das lesões. O clube londrino suspeitava que Deco sofria de um problema de tendão desde o início da temporada - quadro agravado no último final de semana, quando o xodó de Luiz Felipe Scolari deixou a partida contra o Manchester City ainda no primeiro tempo.
Mesmo com as desconfianças de gravidade, Deco vinha ao longo da semana prometendo enfrentar a Suécia, em jogo crucial para Portugal nas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2010. A seleção rubro-verde é apenas a quarta colocada do grupo 1, com cinco pontos - logo à frente dos escandinavos. O líder da chave é a Dinamarca, com sete.
Clube de Deco, o Chelsea enviou três jogadores para a seleção portuguesa. Além do meia, defenderão o time de Queiroz o lateral José Bosingwa e o zagueiro Ricardo Carvalho. Outro time inglês em destaque entre os lusitanos é o Manchester United, que mandou Nani e o astro Cristiano Ronaldo.
Depois do confronto em casa com os suecos, desfalcados do atacante Zlatan Ibrahimovic, Portugal tem confronto agendado com os anfitriões da Copa do Mundo: a África do Sul, comandada pelo brasileiro Joel Santana. O jogo será na cidade de Lausanne, na Suíça, em 1º de abril.
Confira a convocação de Portugal:
Goleiros: Daniel Fernandes (Bochum/POR), Eduardo Carvalho (Braga) e Beto (Leixões SC).
Defensores: Bruno Alves (Porto), Gonçalo Brandão (Siena/ITA), Pepe (Real Madrid/ESP), Ricardo Carvalho (Chelsea/ING), Nélson (Real Betis/POR), José Bosingwa (Chelsea/ING) e Rolando (Porto).
Meio-campistas: Deco (Chelsea/ING), Joao Moutinho (Sporting de Lisboa), Maniche (Atlético de Madri/ESP), Raul Meireles (Porto), Duda (Málaga) e Tiago (Juventus/ITA).
Atacantes: Danny (Zenit/RUS), Simão Sabrosa (Atlético de Madri/ESP), Hugo Almeida (Werder Bremen/ALE), Nani (Manchester United/ING) e Cristiano Ronaldo (Manchester United/ING).