postado em 21/03/2009 19:09
O britânico Andy Murray se classificou neste sábado (21/03) para a decisão do Masters 1000 do Indian Wells, ao derrotar o suíço Roger Federer, número 2 do mundo, por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 4/6 e 6/1, em 1 hora e 48 minutos de partida.
Foi a sexta vitória do britânico, quarto colocado do ranking da ATP, em oito jogos contra o ex-número 1. Murray chegou a sua terceira final da temporada - foi campeão em Doha e Roterdã -, e espera agora o vencedor do duelo entre o espanhol Rafael Nadal e o norte-americano Andy Roddick, ainda neste sábado.
No primeiro set, Murray aproveitou a desconcentração do suíço, que cometeu 17 erros não-forçados, e conseguiu duas quebras, definindo a parcial em 6/3, quebrando uma escrita: nas sete partidas anteriores contra Federer, apenas uma vez havia conseguido vencer o primeiro set.
Mas o número 2 do mundo se encontrou e conseguiu uma quebra logo no primeiro game do segundo set. Murray ainda igualou o jogo, mas Federer teve mais concentração, quebrou novamente o serviço do adversário no sétimo game e definiu o set em 6/4.
O terceiro set seguiu equilibrado até o quarto game, quando Murray teve um leve entorse no pé durante um ponto. Quem "saiu" do jogo, no entanto, foi Federer, que teve seu saque quebrado nesse game e no seguinte. No último game, o suíço melhorou um pouco e salvou três match points, mas Murray não desperdiçou a quarta oportunidade, praticamente sem oferecer resistência ao britânico, que fechou em 6/1.
Foi a segunda derrota seguida de Federer para Murray numa semifinal, em três torneios do ano - ele já havia perdido neste ano em Doha, e também foi à final do Aberto da Austrália, onde caiu diante de Nadal.