postado em 21/03/2009 21:08
O Palmeiras chegou a passar sufoco na noite deste sábado (21/03), mas conseguiu garantir o empate por 1 x 1 com o Guaratinguetá, no estádio Dario Rodrigues Leite. O empate deixa o Verdão muito próximo da vaga antecipada, mas ainda não conseguirá assegurar a classificação neste fim de semana.
Em uma atuação apática no primeiro tempo, o Palmeiras viu o Guará pular na frente no placar com gol de Wellington Amorim. Na etapa complementar, com mais disposição em campo, o Verdão empatou em gol de pênalti de Diego Souza.
Com o resultado, o time de Wanderley Luxemburgo chegou aos 37 pontos no Campeonato Paulista e mantém sua invencibilidade na competição. Já o Guaratinguetá chegou aos 15 e ainda está perto da parte de baixo da tabela.
O Palmeiras esteve irreconhecível durante o primeiro tempo da partida contra o Guaratinguetá. Sem contar com sua dupla de frente titular (Keirrison e Willians, suspensos), o Verdão encontrou dificuldade pelo desentrosamento entre Lenny e Ortigoza. Assim, depois de o goleiro Fernando interceptar os primeiros cruzamentos do time da capital, o Guará foi quem chegou com perigo à frente. Wellington Amorim rolou na entrada da área para Nenê bater, mas Bruno defendeu.
O Verdão, então, criou oportunidade aos 18 minutos, quando Ortigoza recebeu na área e chutou, a bola desviou na zaga e quase enganou o goleiro. Pouco depois, Wendel invadiu a área e chutou em cima de Ortigoza. No rebote, o volante/ala finalizou novamente e pediu toque no braço do defensor, mas o árbitro considerou a jogada normal.
Em jogo de muitos erros dos dois lados e pouca emoção, o time da casa mostrou mais disposição que o adversário na etapa inicial, mas só conseguiu criar jogada de perigo aos 40 minutos, quando Wellington Amorim avançou pela direita e bateu perto do travessão. Na resposta do Verdão, Diego Souza fez jogada individual pela direita e cruzou fechado, assustando o goleiro Fernando, que espalmou. No lance seguinte, Ortigoza aproveitou bola espirrada na área e chutou nas mãos do goleiro.
O Guaratinguetá, então, abriu o placar aos 42. Nenê cruzou rasteiro da direita, Bruno falhou no corte e Wellington Amorim tentou duas vezes de calcanhar para mandar para as redes.
No intervalo, para tentar mudar a postura do Palmeiras, Wanderley Luxemburgo tirou Lenny e Sandro Silva para as entradas de Daniel e Marquinhos. O Verdão, então, começou o segundo tempo mostrando mais disposição na frente e conseguiu chegar ao empate, depois de o árbitro assinalar pênalti de Edson Rocha sobre Ortigoza. Assim, aos dez minutos, Diego Souza fez a cobrança para as redes.
Instantes depois, Ortigoza fez jogada individual pela direita e cruzou para Diego Souza, que, mesmo livre, furou de frente para o gol. Na resposta perigosa dos donos da casa, Saletti desviou depois de cobrança de escanteio, e a bola chegou a Wellington Amorim, que finalizou rente à trave.
O lance de perigo animou o Guará, que passou a se posicionar com mais frequência na frente. Desta forma, o time local chegou em oportunidade incrível. Depois de cruzamento da direita, Wellington Amorim tentou de letra e exigiu boa defesa de Bruno. No rebote, Gil chutou em cima do goleiro. A zaga do Verdão ainda teve sufoco para afastar a bola da área.
Luxemburgo, por sinal, fez nova alteração no time, tirando Wendel para a entrada de Evandro. Já no Guaratinguetá, Márcio Araújo substituiu Edson Rocha e Saletti por Rocha e Jamur. Nos minutos finais, o Verdão criou oportunidades de balançar as redes, mas não conseguiu marcar.