postado em 22/03/2009 19:38
Antes do início da 5ª rodada do 2º turno do Campeonato Pernambucano, apenas um gol separava Sport e Náutico, o líder do torneio. Depois que a bola rolou, uma outra definição foi formada: o Timbu perdeu para o Central por 3 x 2 e viu o Leão assumir a ponta da tabela, após vencer o Porto por 3 x 0. Agora o rubro-negro conta 15 pontos, três a mais que o Alvirrubro.
Parecia que o Sport iria fazer sua condição de atual campeão da Copa do Brasil e do 1º turno do Campeonato Pernambucano prevalecer. Isso porque o Leão abriu o placar logo aos cinco minutos de jogo. Os leoninos Vandinho e Bruno Telles fizeram jogada e o lateral-esquerdo bateu para o gol. O goleiro adversário deu rebote e em uma infelicidade, Romero, zagueiro do Porto, colocou a bola no fundo das redes, marcando gol contra. Mas a equipe de Nelsinho Baptista parecia com pouca vontade de ampliar o jogo, sendo até displicente em alguns momentos.
Depois de um primeiro tempo ruim, com muitos erros na hora de finalizar a gol, o Sport começou a etapa complementar perdendo um jogador. Elias se lesionou e teve que dar lugar a Andrade. O gol que deu ao Leão a primeira colocação do 2º turno do Campeonato Pernambucano foi anotado por Vandinho. O atacante cabeceou bola cruzada por Paulo Baier em falta e anotou o segundo tento do Rubro-negro na partida.
O jogo entre Sport e Porto parecia resolvido, mas Daniel Paulista achava que ainda não era suficiente os dois gols. O meio-campo fez boa jogada e tocou para Paulo Baier, que arrematou para gol, fazendo o terceiro do Leão já depois de tempo regulamentar.
No Lacerdão - Mesmo tendo perdido, o Náutico mostrou maior disposição ofensiva desde o começo da partida. Gilmar, atleta alvirrubro, estava em um bom dia e logo aos nove minutos de jogo bateu ao gol, porém o goleiro David fez uma boa defesa. O arqueiro do Central foi um dos destaques do jogo: interceptou um cruzamento que tinha Carlinho Bala como destino e defendeu um arremate forte de Nunes, aos 24 minutos do primeiro tempo.
Mas David não conseguiu evitar que seu time sofresse o gol. Aos 25 minutos de jogo, o alvirrubro Gilmar foi para cima do zagueiro Cícero, driblou o defensor, entrou dentro da área e chutou no ângulo esquerdo do arqueiro adversário, anotando um belo tento.
O Central não demonstrava força para empatar. A saída dos donos da casa foi em uma bola parada. Aílton cobrou falta dentro da área e Cícero, o zagueiro driblado por Gilmar no lance do gol do Náutico, apareceu no primeiro pau e desviou a bola para o fundo das redes. O goleiro alvirrubro Eduardo quase não teve reação diante do lance.
A pressão do Náutico continuou forte, com boas investidas de Carlinho Bala. Mas a bola não entrou dentro da meta do Central. Cícero, jogador que passou por um mau e por um bom momento dentro do jogo, demonstrou que adquiriu grande confiança com gol que marcou. Em lance de ataque do Timbu, o zagueiro do Central dominou a bola no peito dentro de sua área e saiu jogando, gerando grande festa nas arquibancadas com o lance.
No segundo tempo, a escrita do jogo não mudou. Náutico atacando e Central se defendendo. O Alvirrubro conseguiu voltar para frente do placar aos dez minutos da etapa complementar. Carlinho Bala bateu escanteio e o zagueiro Gladstone cabeceou sozinho no canto direito do goleiro David.
E mais uma vez o central não dava indícios que conseguiria chegar a igualdade no placar. Mas Buiu, atacante do Central, marcou um golaço. O jogador defendeu três atletas do Náutico e bateu na saída do goleiro alvirrubro Eduardo, deixando tudo igual no estádio Lacerdão.
Depois do belíssimo gol de Buiu, o Náutico parece ter sentido um baque. O clube recuou e não conseguiu impor à mesma pressão. O Central aproveitou e fez seu terceiro gol com Fábio Silva, que após uma troca de passes deu um toque na saída do goleiro Eduardo. Para finalizar, o Timbu mostrou estar mesmo estar descontrolado: Buiu foi para cima de Gladstone, que não gostou e deu um pontapé no atacante. O zagueiro alvirrubro foi expulso e depois criou confusão com o árbitro.
O próximo jogo do Sport nesta segunda metade do Estadual será na quarta-feira contra o Ypiranga, às 19 h, na Ilha do Retiro. O Náutico volta a campo na próxima quinta-feira, contra o Sete de Setembro, às 20h30, no estádio Arruda.
Confira os resultados da 5ª rodada do Campeonato Pernambucano
Ypiranga 0 x 1 Santa Cruz
Sport 3 x 0 Porto
Sete de Setembro 3 x 0 Petrolina
Salgueiro 3 x 1 Vitória
Cabense 0 x 0 Serrano
Central 3 x 2 Náutico