postado em 23/03/2009 09:19
Mesmo arrasado por Rafael Nadal na decisão do Masters de Indian Wells, o britânico Andy Murray deixa a Califórnia com um saldo positivo: além de chegar à 16ª final de sua carreira, o escocês aproximou-se do sérvio Novak Djokovic na briga pelo terceiro lugar no ranking mundial.
Com o vice deste domingo, Murray somou 600 pontos - destes, 150 servirão para "pagar" a campanha do ano passado. Com isso, o atleta pulou de 7400 para 7850 pontos na lista feita pela ATP. Por sua vez, Djokovic, campeão de Indian Wells no ano passado, perdeu os mil pontos relativos à conquista, caindo de 9420 para 8420.
Lá na frente, quem disparou foi Nadal, que agora possui 4080 de vantagem sobre o segundo colocado do ranking, Roger Federer (14990 a 10910). É mais que o dobro da pontuação dada em qualquer um dos quatro Grand Slams, os torneios mais importantes da temporada.
Entre os dez primeiros colocados, houve duas mudanças de posições: o argentino Juan Martin del Potro perdeu o sexto lugar para Andy Roddick, enquanto o francês Gael Monfils foi ultrapassado por Fernando Verdasco.
Brasileiros - Dono do título do Challenger de Marrakesh, o gaúcho Marcos Daniel voltou a figurar entre os 100 melhores tenistas do mundo. O título na África lhe colocou na 93ª colocação na lista, o que aumenta as chances dele conseguir uma vaga em Roland Garros sem precisar passar pelo quali.
Melhor tenista do Brasil na atualidade, Thomaz Bellucci ganhou quatro posições, assumindo o 65º posto. Quem também subiu bem esta semana foi Franco Ferreiro, que ganhou 16 lugares e é o novo dono do 155º lugar.