postado em 24/03/2009 09:01
O Fluminense enfrenta o Friburguense nesta terça-feira, às 19h30 (de Brasília), no Estádio Eduardo Guinle em Nova Friburgo, pela quinta rodada da Taça Rio, em jogo que vale a liderança para as duas equipes em seus respectivos grupos.
O Tricolor das Laranjeiras divide a primeira colocação do Grupo A com o Vasco, ambos com 12 pontos, mas o Cruzmaltino leva vantagem no de gols. Se vencer, o time dirigido por Carlos Alberto Parreira assumirá a liderança isolada da chave. Já o Friburguense, que faz boa campanha no returno, também assumirá a ponta da chave B em caso de empate, já que divide a primeira colocação com o Botafogo, ambos com nove pontos.
No Fluminense, o técnico Carlos Alberto Parreira não vai contar com o atacante Fred, que marcou três gols em dois jogos.
"O Fred já não sente mais dores na virilha, mas reclama de um cansaço muscular e pediu para ser poupado do jogo com o Friburguense. Não foi constatada nenhuma lesão, mas é importante darmos um passo atrás e recuperarmos toda a musculatura para evitar um problema no futuro", explicou o médico do Fluminense, Michael Simoni.
Desde sua estreia, Fred já vinha reclamando de cansaço. Em readaptação ao futebol brasileiro, o jogador marcou um dos gols da vitória por 3 x 1 sobre o Bangu no último sábado, mas voltou a sentir dores na virilha esquerda.
Sem Fred, o técnico Carlos Alberto Parreira preferiu adiar a confirmação do time titular que entrará em campo em Nova Friburgo. Ao comentar a decisão, o treinador descartou mistério e culpou a variedade de opções que o elenco oferece.
"Ainda não sei a formação do time e só vou definir depois de avaliar os vídeos do Friburguense. É importante manter a maneira de jogar, mesmo mudando os jogadores. Não estamos fazendo mistério e tenho confiança que, mantendo a maneira de jogar, teremos um rendimento bom", explicou Parreira.
"Posso optar pela dupla de ataque com Thiago Neves e Everton Santos. Agora temos também a opção de ter o Everton, com o Roger mais fixo na área e ainda o Maicon", apontou o treinador, que sequer confirmou as duplas de volantes e de zaga.
Certeza para Parreira são as ausências do goleiro Fernando Henrique e do lateral-esquerdo Leandro. Eles vão cumprir a segunda partida de suspensão imposta pelo Tribunal de Justiça Desportiva. Assim, Ricardo Berna e João Paulo seguem na equipe.
Já o volante Diguinho, com pneumonia, e o meia Leandro Bomfim, com problemas musculares, seguem entregues ao departamento médico e não têm previsão de volta aos treinamentos.
No Friburguense, que vem de vitória apertada sobre a Cabofriense, o técnico Cleymar Rocha não poderá contar com o zagueiro Emerson, expulso na última partida. Wallace deve ser o seu substituto.
Rocha também poderá contar com o atacante Thiago Santos, que cumpriu suspensão no último jogo. O treinador acredita que seu time pode aproveitar a vantagem de jogar em casa para conseguir um bom resultado diante do Fluminense.
"Todos sabem da força do time dirigido por Parreira, mas o Friburguense, desde que jogue com inteligência, tem condições de surpreender o adversário", explicou o treinador.
FICHA TÉCNICA
FRIBURGUENSE X FLUMINENSE
Local: Estádio Eduardo Guinle, em Nova Friburgo (RJ)
Data: 24 de março de 2009, terça-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henriques
Assistentes: Francisco Souza e João Luiz Albuquerque
FLUMINENSE: Ricardo Berna; Mariano, Cássio, Luiz Alberto e João Paulo; Jaílton, Maurício (Marquinhos), Darío Conca e Thiago Neves; Everton Santos e Maicon (Roger)
Técnico: Carlos Alberto Parreira
FRIBURGUENSE: Marcos; Sérgio Gomes, Cadão, Walace e Gilson; Roberto Júnior, Bidu, Alex e Victor Hugo; Ziquinha (Thiago Santos) e Hércules
Técnico: Cleymar Rocha