Superesportes

'Barrado' em 2008, Kubica espera enfim disputar o título

;

postado em 24/03/2009 13:49
Vencedor da edição 2008 do Grande Prêmio do Canadá, Robert Kubica chegou à liderança do Mundial da Fórmula 1 e esperava contar com o apoio da BMW para brigar pelo título. Ao se ver frustrado e longe da taça da categoria, ele criticou publicamente a equipe, mas já fez as pazes com Mario Theissen e espera que, neste ano, o novo carro tenha regularidade para voos mais altos serem alçados. Depois de dar à BMW sua primeira vitória na Fórmula 1 em Montreal, Kubica passou à ponta do campeonato e lá permaneceu por mais 14 dias. Ainda que o polonês tenha ostentado chances matemáticas de ser campeão até a penúltima corrida do ano, ao contrário do que esperava jamais fez seu chefe, Theissen, acreditar realmente nessa possibilidade. Assim, o time preferiu desde a metade da última temporada focar seus esforços na produção do novo carro, o F1.09, e no apoio a Nick Heidfeld, que vinha tendo muitos problemas para colecionar bons resultados. Deixado de lado, Kubica reclamou e não se arrepende disso. "No ano passado eu estava forçando para brigar até o fim, porque eu poderia nunca mais ter essa oportunidade de novo. Eu venci uma corrida e liderei o campeonato, mas ao final isso não importa - o que interessa é ganhar o campeonato", explicou à BBC o polonês, cujo empresário, Daniele Morelli, garantiu que tudo já está bem no relacionamento entre o piloto e Theissen. "Mario agora entendeu que Robert é um vencedor. Ele sabe que, se Robert estiver em segundo, pedirá para aumentar o ritmo e fazer melhor", apontou o agente. "Muitos pilotos estão felizes simplesmente por estar na Fórmula 1, mas eles não são vencedores. Robert não está aqui para participar, ele tem um objetivo na vida e este é ser o primeiro". Se houve problemas no ano passado, na nova temporada Kubica e a direção da BMW parecem estar de acordo: chegou a hora de a equipe alemã, que iniciará sua quarta temporada na categoria, enfim disputar o título mundial. "Quando fundamos o time em 2006 projetamos uma lista de metas: estar no pódio em 2007, faturar nossa primeira prova em 2008 e o primeiro campeonato a partir de 2009", ressaltou Theissen. Se quiser mesmo cumprir o objetivo, o dirigente já sabe que tem no eslavo um piloto pronto para assumir esse desafio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação