postado em 25/03/2009 08:50
Derrotado pelo Vasco por 2 x 0 no clássico do fim de semana, o Flamengo despencou para a terceira colocação do Grupo B da Taça Rio, deixou a zona de classificação e voltou a mergulhar na crise.
Disposto a amenizar a situação e salvar o emprego do técnico Cuca, cada vez mais ameaçado, o Rubro-Negro visita o Madureira nesta quarta-feira, às 16h (de Brasília), no Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita, pela quinta rodada do segundo turno do Campeonato Carioca.
Com sete pontos, os flamenguistas só voltam à zona de classificação em caso de vitória. Já o Tricolor suburbano, embalado por três vitórias consecutivas, sendo a última 2 x 1 sobre o Mesquita, soma nove pontos no Grupo A e sonha com a vaga nas semifinais.
Cuca conversou com seus comandados sobre as dificuldades que o Flamengo terá na partida desta quarta-feira. Além de enfrentar um time bem armado, o horário da partida pode se tornar um complicador ainda maior caso a temperatura volte a subir no Rio de Janeiro.
"Espero que o calor não seja um fator a mais para termos que superar. Porém, mesmo que isso aconteça temos que estar preparados. O Madureira tem um bom time e vem mostrando isso reagindo da melhor forma possível neste segundo turno. Soma nove pontos e está no páreo pela classificação. Temos que estar ligados", alertou o pressionado treinador.
Os jogadores do Flamengo preferem minimizar qualquer tipo de dificuldade que possa surgir pela frente nesta quarta-feira. A ordem é vencer o Madureira e mostrar que as chances de classificação não ficaram tão remotas assim.
"Sabemos que os resultados é que mudam a perspectiva com que se olha a tabela de classificação. Hoje estamos em terceiro com sete pontos. Se ganharmos chegamos a dez e podemos entrar na zona de classificação, voltando a depender das próprias forças e mostrando que a vaga nas semifinais é viável. Temos que focar apenas nos três pontos", ensinou o zagueiro Fábio Luciano.
Para esta partida o Flamengo tem problemas. Os meias Willians e Leonardo Moura, expulsos contra o Vasco, terão que cumprir suspensão. Com isso Toró e Kléberson começam jogando. O meia Éverton e o atacante Obina, ambos reservas, também ficam de fora, só que vetados pelo departamento médico.
Pelo lado do Madureira, o técnico Robson Gabriel tenta mostrar ao grupo que é possível tirar proveito da crise vivida pelo Flamengo para se conquistar uma vitória e se aproximar da vaga nas semifinais.
"Reconhecemos as dificuldades de se enfrentar um adversário do porte do Flamengo, com a qualidade de seus jogadores e precisando conquistar a vitória. Mas isso pode ser um diferencial a nosso favor, pois estamos tranquilos e embalados. Temos que atuar com inteligência, sem desespero e explorando os contra-ataques. Tenho convicção de que podemos vencer", assegurou o treinador.
Robson Gabriel, porém, não poderá contar com o meia Josafá, que segue vetado pelo departamento médico por causa de uma lesão na parte posterior da coxa direita. Com isso o treinador vai manter a base que derrotou o Mesquita no fim de semana.
FICHA TÉCNICA
MADUREIRA X FLAMENGO
Local: Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita
Data: 25 de março de 2009, quarta-feira
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá
Assistentes: Rodrigo Joia e Eduardo Couto
MADUREIRA: Renan; Claudemir, Eduardo Luiz, Ricardo e Amarildo; Wagner, Paulo Victor, Bruno e Abedi; Jones e Alex Alves
Técnico: Robson Gabriel
FLAMENGO: Bruno; Everton Silva, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan: Airton, Toró, Kléberson e Ibson: Zé Roberto e Josiel
Técnico: Cuca