postado em 25/03/2009 09:21
Os primeiros raios do sol são conhecidos como a aurora. Para o Grêmio, o Aurora é a chance de ser o primeiro colocado no Grupo 7 da Copa Libertadores e o início da caminhada rumo à segunda fase da competição. Além dos bolivianos, os gremistas terão que enfrentar os efeitos dos 2,8 mil metros de altitude de Cochabamba, na noite desta quarta-feira. A partida, que começa às 21h50 (de Brasília), fecha a terceira rodada da chave.
Diferente de quando viajou para enfrentar o Boyacá Chicó, há 15 dias, desta vez a delegação gremista está tranqüila. O técnico Celso Roth, momentaneamente, não está mais a perigo. Além disso, mesmo com uma partida a menos em relação ao Universidad do Chile e o Chicó, os gaúchos estão na segunda colocação do grupo, o que faz o empate não ser considerado um resultado ruim. Afinal, no segundo turno, o Olímpico receberá dois jogos.
Apesar de o quadro ser relativamente cômodo, os jogadores não querem saber de favoritismo. Eles ressaltam as dificuldades que terão dentro do campo. Nem mesmo, o fato do Aurora ter sido goleado nas duas primeiras rodadas faz os gremistas baixarem a guarda.
"O Aurora é uma equipe de correria. Estamos nos preparando e esses descansos no Gauchão servem para essas partidas. No jogo da Colômbia tínhamos uma obrigação a mais, pois estávamos jogando a sobrevivência dele (Celso Roth) no clube. Agora não temos mais isso. Vamos encontrar uma guerra nos primeiros momentos, mas vamos nos preparar como fizemos na Colômbia", declarou o capitão Tcheco.
Para minimizar os efeitos da altitude, o elenco tricolor só viajará para Cochabamba no dia do jogo, em voo fretado. Com todos os titulares à disposição, a escalação do Grêmio já é conhecida. Os tropeços do começo do ano fazem Roth não ter espaço para esquemas diferentes do que o 3-5-2.
Se todos os ventos parecem soprar em favor do Grêmio, o Aurora está tendo que remar contra a maré. Se no torneio local El equipo del pueblo é vice-líder, na Libertadores o time vai de mal a pior. Foram duas derrotas por 3 x 0 até o momento. Se não sair vitorioso do Estádio Félix Caprilles, os bolivianos estarão eliminados do torneio.
Agravando a situação, o técnico Julio César Baldivieso não poderá contar com seu principal jogador. O meia Hurtado foi convocado para a seleção boliviana, que disputará duas partidas pelas Eliminatórias para a Copa de 2010, na próxima semana. No seu lugar deverá entrar Sossa.
A liderança do Grupo 7 é do Chicó com seis pontos, seguido do Grêmio e Universidad do Chile com quatro. Porém, nos critérios de desempate, o Tricolor leva a melhor. Por tanto, uma vitória gremista fará a aurora da quinta-feira vir junto com a ponta da chave.
FICHA TÉCNICA
AURORA X GREMIO
Local: Estádio Félix Caprilles, em Cochabamba (Bolívia)
Data: 25 de março de 2008, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Juan Soto (Venezuela)
Assistentes: Plácido Chuello e Jorge Urrego (ambos da Venezuela)
AURORA: Dulcich ; Leonforte, Zenteno e Méndez; Escobar, Fernández, Rodríguez, Bongioanni e Cardozo; Paredes e Sossa
Técnico: Julio César Baldivieso
GRÊMIO: Victor; Léo, Réver e Rafael Marques; Ruy, Adilson, Tcheco, Souza e Fábio Santos; Jonas e Alex Mineiro
Técnico: Celso Roth