postado em 25/03/2009 21:50
Botafogo e Americano empataram por 2 x 2 em partida disputada na noite desta quarta-feira no Engenhão, pela quinta rodada da Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca. Com esse resultado, o time de General Severiano chegou aos dez pontos ganhos, mesma pontuação de Flamengo e Bangu. Mas a Estrela Solitária manteve a liderança do Grupo B por superar os adversários por critério técnico.
O Botafogo não fez uma boa exibição e terminou vaiado pela torcida, principalmente o goleiro Renan, apontado como culpado pelos gols do Americano. Já o artilheiro Victor Simões foi expulso e desfalcará o Botafogo na partida do próximo sábado diante do Fluminense, no Maracanã. O Americano que ficou com a sexta colocação do Grupo A, com cinco pontos ganhos, vai encarar o Madureira na próxima rodada.
O jogo
Os dois times começaram a partida em ritmo veloz. Logo aos 2 minutos, Paulo Henrique foi lançado pela direita, cortou para o meio e chutou com perigo. O Americano mostrava mais iniciativa e aos 5 minutos, Victor Simões foi ajudar na marcação e acabou cometendo falta dura em Ernani, o que lhe rendeu o cartão amarelo (que já o tiraria do clássico deste sábado diante do Fluminense já que estava pendurado com duas advertências).
Mesmo com Maicosuel em campo o Botafogo tinha dificuldade para superar a marcação do Americano e seu primeiro chute a gol só aconteceu aos 9 minutos com Victor Simões sem qualquer problema para o goleiro campista. Dois minutos depois, Thiaguinho avançou pela esquerda e cruzou para a área. O zagueiro Anderson furou ao tentar rebater e a bola sobrou para Victor Simões mandar para o gol sem qualquer chance para o goleiro Jéferson. Foi o décimo gol do artilheiro alvinegro na competição.
O Americano não se perturbou com a desvantagem e continuou tentando pressionar o alvinegro em busca do empate, que acabou acontecendo aos 19 minutos. Ernani cobrou falta frontal da intermediária e a bola acabou encobrindo o goleiro Renan que falhou ao tentar espalmar a bola para escanteio.
Mesmo sem jogar bem, o Botafogo continuou tentando penetrar na defesa do Americano com tabelas entre Reinaldo, Maicosuel e Victor Simões, que eram contidas com alguma facilidade pela defesa da equipe visitante. Aos 29 minutos, Thiaguinho teve ótima chance ao receber de Victor Simões, mas chutou em cima do goleiro Jéferson.
A torcida do Botafogo perdeu a paciência com o time que tentou aumentar o ritmo, mas voltou a perder uma chance valiosa com Victor Simões que concluiu para fora depois de receber ótimo passe. Até o encerramento da primeira etapa, o Botafogo não conseguiu criar outra jogada de perigo enquanto o Americano parecia mais disposto a apenas segurar o resultado.
O Botafogo voltou para o segundo tempo com o lateral-esquerdo Gabriel no lugar do volante Léo Silva e com uma postura muito mais agressiva. Antes dos primeiros cinco minutos, o time dirigido por Ney Franco tinha criado duas oportunidades, numa cabeçada de Juninho e um chute de Reinaldo, que deram grande trabalho ao goleiro do Americano.
Aos 10 minutos, foi a vez de Thiaguinho, agora deslocado pela meia, fazer boa jogada individual e chutar forte para boa defesa do goleiro do Americano. Aos 14, Kieza se aproveitou da falha de marcação da defesa alvinegra para entrar na área, driblar o goleiro Renan e, quando foi concluir, foi puxado pela camisa por Fahel em pênalti claro ignorado pelo árbitro que ainda advertiu o atacante do Americano com o cartão amarelo por causa da reclamação.
Aos 16 minutos, o Botafogo trocou passes na entrada da área do Americano e Thiaguinho lançou Fahel que escolheu o canto, mas chutou para fora desperdiçando uma grande chance para desempatar a partida. O técnico Ney Franco trocou o zagueiro Emerson pelo atacante Jean Carioca e o Botafogo passou a dominar completamente o jogo. Aos 24, o alvinegro de General Severiano perdeu a chance de desempate em bola cruzada na pequena área.
O Americano desistiu completamente de tentar melhor sorte na partida e passou a se preocupar apenas em segurar o resultado, pouco se aventurando no ataque. Aos 33 minutos, Maicosuel fez ótima jogada individual na entrada da área e rolou para Reinaldo que girou rapidamente e bateu rasteiro para marcar o segundo gol.
Aos 37 minutos, após falha de Thiaguinho ao tentar rebater a bola, Victor Simões fez falta dura, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso de campo. O Americano se aproveitou da vantagem e chegou ao empate aos 41 minutos em cabeçada de Kieza que se aproveitou da falha da defesa alvinegra. Só que logo depois de empatar, Kim, do Americano, também foi expulso.