Superesportes

Rubinho larga em segundo no GP da Austrália

;

postado em 28/03/2009 09:07
Que Nico Rosberg, que nada. Na hora do treino para valer, quem se deu bem na abertura do Mundial 2009 foi o inglês Jenson Button, dono da pole para o GP da Austrália com a marca de 1min26s202.

A Brawn GP, aliás, dominou a primeira fila do grid, já que o brasileiro Rubens Barrichello ficou com a segunda posição. Líder dos treinos livres, o alemão da Williams sai do quinto lugar, atrás de Sebastian Vettel e Robert Kubica.

Atual vice-campeão mundial e um dos favoritos ao título, Felipe Massa largará de uma discreta sétima colocação, duas posições à frente de seu companheiro de Ferrari, Kimi Raikkonen. A decepção fica por conta de Lewis Hamilton, que sai em último após ter trocar a caixa de câmbio e de Nelsinho Piquet, 16;.

A dobradinha da Brawn GP na abertura do Mundial não deixa de ser surpreendente, visto que, há um mês atrás, o time sequer existia oficialmente. Comandada por Ross Brawn, um dos responsáveis pelo sucesso de Michael Schumacher na Fórmula 1, o time nasceu da estrutura deixada pela Honda, que abandonou a categoria no final do ano passado devido à crise financeira internacional.

Meses de indefinição se seguiram, mas ainda assim o time continuou desenvolvendo o carro em sua fábrica em Brackley, na Inglaterra - o projeto teve início ainda na metade da temporada 2008, quando Brawn percebeu que o carro da Honda não tinha futuro e começou a trabalhar visando esta temporada, repleta de mudanças técnicas.

A última vez que Button havia largado na pole foi justamente na Austrália, em 2006. Na ocasião, porém, a vitória ficou com a Renault de Fernando Alonso, com o inglês em nono. Esta é a quarta vez em sua carreira que ele sai na ponta em um Grande Prêmio.

Ao lado de Toyota e Williams, a Brawn GP usa um difusor traseiro que é contestado pelas outras equipes do grid sob a alegação de estar fora do regulamento. Para a etapa australiana, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) liberou o uso da peça, mas os protestos continuaram e um novo julgamento está marcado para 14 de abril. Ou seja, é possível que o resultado da prova deste domingo seja canecelado no tapetão.

A corrida deste domingo (29/03) começa às 3 horas da manhã (horário de Brasília).

O treino
Líder dos três treinos livres, a Williams começou dominando as ações na definição do grid de Albert Park, mas logo foi superada por Rubinho e Button, que fecharam a primeira fase do treino na liderança.

Vice-campeão mundial, Felipe Massa até chegou a fazer a então melhor parcial no primeiro e no segundo setor neste início de treino, mas falhou o trecho final do traçado e nao superou o compatriota em nenhum momento.

O ferrarista ainda perdeu posições no final, passando em sexto lugar ao Q2, ainda assim um desempenho bem melhor do que o seu maior rival de 2008, Lewis Hamilton. O campeão do mundo, aliás, por pouco não sofreu a humilhação de cair logo no Q1, indo para a fase seguinte na 15; posição, a última antes do corte.

Porém, logo na sequência o inglês sofreu com um problema no câmbio e sequer voltou à pista para a nova tomada de tempos - mais tarde, a McLaren anunciou a substituição de sua caixa de câmbio e, punido, Lewis cai da 15; para a 20; posição. Já seu companheiro de equipe, Heikki Kovalainen até tentou, mas não conseguiu ir além de um 14; lugar.

Quem não conseguiu escapar do primeiro corte foi Nelsinho Piquet, 17; colocado, seis posições atrás do companheiro de equipe Fernando Alonso. Além do brasileiro, foram eliminados no Q1 as duas Force India e as duas Toro Rosso.

Com um bom equilíbrio em Albert Park, a Brawn GP voltou a fazer a dobradinha no Q2, desta vez com Rubinho à frente. A decepção ficou por conta de Kazuki Nakajima, cuja Williams alcançou apenas a 13; posição, atrás da BMW Sauber de Nick Heidfeld e do bicampeão mundial Fernando Alonso, cuja Renault está aquém do esperado na Austrália.

Melhor equipe dentro aquelas que não usam o polêmico dufusor durante os treinos livres, por pouco a Ferrari não decepcionou: Felipe Massa foi apenas o nono colocado, classificando-se para a briga pela pole à frente apenas de Kimi Raikkonen.

A performance do time de Maranello continuou ruim na Super Pole e o brasileiro só conseguiu o sétimo lugar, duas posições à frente do campeão de 2007. O show seguiu por conta da Brawn GP, que viu seus dois pilotos travarem uma bela disputa pela pole, com Button superando Barrichello quando o cronômetro já estava zerado.

Confira o grid de largada para o GP da Austrália:

1: Jenson Button (ING/Brawn GP) - 1min26s202
2: Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP) - 1min26s505
3: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min26s830
4: Robert Kubica (POL/BMW Sauber) - 1min26s914
5: Nico Rosberg (ALE/Williams) - 1min26s973
6: Timo Glock (ALE/Toyota) - 1min26s975
7: Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min27s033
8: Jarno Trulli (ITA/Toyota) - 1min27s127
9: Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1min27s163
10: Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min27s246

11: Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber) - 1min25s504
12: Fernando Alonso (ESP/Renault) - 1min25s605
13: Kazuki Nakajima (ALE/Williams) - 1min25s607
14: Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) - 1min25s726

15: Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min26s503*
16: Nelsinho Piquet (BRA/Renault) - 1min26s598*
17: Giancarlo Fisichella (ITA/Force India) - 1min26s677*
18: Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min26s742*
19: Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso) - 1min26s964*

20: Lewis Hamilton (ING/McLaren) - punido com a perda de cinco posições por trocar a caixa de câmbio

*beneficiados em uma posição com a punição de Hamilton

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação