postado em 29/03/2009 15:51
A abertura da temporada 2009 da Stock Car em Interlagos não teve um piloto como um grande destaque, e sim uma característica marcante dos novos carros: a fragilidade do capô. Em uma prova na qual seis veículos ficaram ;às mostras; após leves toques em adversários, Paulo Salustiano confirmou a vitória graças a desclassificação de Ricardo Zonta, que ganharia a corrida caso não tivesse perdido o capô.
Devido a uma falha de projeto nos novos modelos da Stock Car, na menos que seis pilotos ficaram sem o capô durante a corrida, dentre eles Zonta, Allan Khodair, Alceu Feldman e Popó Bueno. Todos acabaram obrigados pela direção de prova a parar nos boxes e recolocar a peça, porém o antigo piloto da Fórmula 1, como brigava pelo triunfo com Salustiano, desobedeceu a determinação.
Assim, Zonta, que havia largado somente na nona colocação, ficou sem o resultado positivo apesar de ter cruzado a linha de chegada em primeiro. Protagonista de uma bela disputa com Salustiano, ele tinha o carro tão mais rápido que conseguiu ultrapassar o rival mesmo com menos pressão aerodinâmica, porém acabou tendo confirmada a bandeira preta, em decisão polêmica.
"O problema é no projeto do carro", reclamou Juan Carlos, chefe da equipe RZ Racing, a escuderia do corredor que acabou desclassificado. "Ninguém teve chances de andar mais que 20 ou 25 voltas, não é justo penalizar um projeto que ainda estamos tentando finalizar".
Apesar de ter sido batido por Zonta na pista, Salustiano conseguiu garantir a vitória, a primeira de seus 25 anos de vida. Representante da Vogel Motorsport, ele viu a dobradinha de seu time ser frustrada por causa do abandono de Thiago Camilo, que estava na segunda colocação, porém teve problemas no carro.
Sem Camilo e Zonta, quem acabou herdando a vice-liderança foi Ricardo Maurício, que começou bem a tentativa de defesa do título conquistado na última temporada. Também com um bom resultado ficou Antonio Pizzonia, que completou o pódio em sua estréia pela Amir Nasr.