postado em 29/03/2009 18:54
A 18ª rodada do Campeonato Paulista jogou a favor dos anseios da Portuguesa, e o time não vacilou dentro de casa. Depois do empate do Santos neste sábado, a equipe goleou o Marília por 4 x 1 no Canindé e garantiu seu lugar no G-4 antes de fazer o duelo direto com o Peixe, pela vaga na semifinal.
Na quinta-feira, o time rubro-verde entrará em campo na Vila Belmiro, às 15h45 (De Brasília) podendo até empatar para entrar na última rodada da primeira fase, quando pega o Santo André, entre os quatro melhores. Os responsáveis por deixar a equipe mais próxima da classificação foram o meia Fellype Gabriel, autor de dois gols, o artilheiro Edno e o atacante Christian.
Já o Marília segue ocupando a zona de rebaixamento, com apenas 15 pontos em 18 jogos. O time é 18º colocado e, na próxima rodada, joga dentro de casa contra o Noroeste, 19º lugar, em duelo direto para permanecer na Série A-1 do Estadual.
O jogo
Não demorou para a Portuguesa descobrir a fragilidade defensiva da equipe do Marília. Em seu primeiro lance de ataque, o time conseguiu abrir o placar no Canindé. Marco Antonio recuperou bola perdida no meio-campo e lançou Edno na direita. O atacante ganhou da zaga e cruzou na medida para Fellype Gabriel, que testou para o gol.
O time não se acomodou e continuou pressionando. Aos 10 minutos, Athirson tabelou com Marco Antonio dentro da área e bateu para o gol de joelhos, mas Ataliba apareceu em cima da linha para evitar o segundo gol. Pouco depois, Marco Antonio levantou a bola na área, Ediglê cabeceou e Athirson quase alcançou para completar para as redes.
O Marília pouco criava em campo mas, em uma de suas raras investidas conseguiu o escanteio que originaria o gol de empate. Aos 18 minutos, o volante Ataliba cabeceou, livre, da marca do pênalti, igualado o marcador. O visitante passou, então, a cadenciar o jogo para segurar o resultado. Não conseguiu.
A Portuguesa voltou a empolgar o bom público presente no Canindé quando Edno recebeu de Marco Antonio e lançou Christian por cima da zaga. O atacante, no entanto, perdeu o tempo da bola e foi vencido na dividida com o goleiro Giovani. Aos 38, Fellype Gabriel cruzou para Edno, que tentou emendar um voleio, mas mandou por cima do gol.
A pressão da Portuguesa deu resultado aos 43 minutos. Preto encontrou Fellype Gabriel entre a zaga do Marília e o jogador invadiu a área para bater firme. A bola acertou o travessão antes de entrar no gol. Na sequência, para garantir, Cesar Prates completou de cabeça. No final do primeiro tempo, Erick ainda desperdiçou grande chance de aumentar a vantagem do anfitrião.
O Marília tentou pressionar no início do segundo tempo, quando João Vitor avançou pela esquerda e cruzou para Robert, que errou a finalização pelo alto. Nem mesmo a bola que o lateral Athirson acertou no travessão, em um cruzamento, esfriou os ânimos e, pouco depois, Abuda recebeu toque rasteiro dentro da área e carimbou o poste do goleiro Fábio.
Robert também levou perigo aos 10 minutos, em boa cobrança de falta da intermediária. A Lusa equilibrou novamente a partida e, aos 25 minutos, conseguiu ampliar a vantagem. Em contra-ataque, Fellype Gabriel recebeu na esquerda e cruzou para Edno, que acabou empurrado dentro da área por Ataliba, que acabou expulso. Com paradinha, o jogador marcou o terceiro, chegando ao seu 10º gol no Estadual.
O gol empolgou a torcida e o elenco. Pouco depois, Athirson e, na sequência, Marco Antonio, quase marcaram, batendo de fora da área. Com um homem a mais, a Lusa manteve o jogo em "banho-maria" até os 41 minutos, quando Christian recebeu passe de Athirson e tocou na saída de Giovanni para determinar a goleada no Canindé.