postado em 30/03/2009 09:30
Reconhecidamente um dos jogadores mais perigosos do circuito profissional de tênis, Tomas Berdych vinha realizando temporada discreta até o Masters Series de Miami e agora ele enfrenta um adversário ideal para provar que realmente elevou o nível: Novak Djokovic. Após eliminar o norte-americano James Blake na última madrugada por 6/4, 6/7 (3-7) e 6/3, o tcheco se classificou para testar a reação do sérvio, que também vinha em baixa.
Número nove do mundo em 2007, Berdych colecionou altos e baixos desde então e despencou para a 22ª posição da lista de entradas. Neste ano, embora quase tenha eliminado Roger Federer no Aberto da Austrália, ele ainda não embalou, sendo que seu melhor resultado veio no Challenger de Sunrise, há uma semana, quando foi vice- campeão.
No Masters '1000' norte-americano, porém, o tcheco vem apresentando golpes que fazem lembrar o seu melhor tênis, e foi assim que ele despachou Blake em partida equilibrada, que durou 2h21. Melhor que o cabeça-de-chave 13 nos pontos importantes, o europeu salvou quatro dos cinco break points que encarou durante o confronto.
Classificado às oitavas-de-final em Miami, Berdych encara agora Novak Djokovic, em partida que servirá como grande teste para ambos. Após ser surpreendente arrasado por Andy Roddick em Indian Wells, o sérvio seguiu em reação neste domingo, tendo batido o francês Paul-Henri Mathieu sem grandes problemas, com 6/4 e 6/1.
No histórico dos tenistas que buscam afirmação, a vantagem é para o homem de Belgrado. Atleta que precisa de um bom resultado para não perder o terceiro posto do ranking para Andy Murray, ele bateu o tcheco no único encontro já realizado: foi por 7/5 e 6/1 nas semis do Torneio de Bangcoc, no fim do ano passado.