postado em 01/04/2009 14:47
Ainda faltam sete rodadas para o fim das Eliminatórias Sul-americanas para a Copa do Mundo de 2010, mas mesmo assim o zagueiro Luisão considera a partida desta quarta-feira (1/4) contra o Peru decisiva. O jogo em Porto Alegre será mais uma oportunidade de ele atuar como titular, já que Juan, o "dono" da posição, está lesionado.
"Temos que encarar esse jogo como uma decisão. Independentemente da posição em que o adversário esteja será uma decisão", ressaltou o jogador do Benfica, de Portugal. "Precisamos vencer e pontuar, principalmente em casa. Os jogos passados precisam servir de aprendizagem. Tem que ser diferente", declarou.
De certo modo, Luisão possui razão. O Brasil é o quarto colocado nas Eliminatórias, dois pontos à frente do Uruguai, quinto. Vencer o Peru assegura a permanência da seleção na zona de classificação. Além de deixar o time de Dunga, que não vence pelo torneio atuando no Brasil há três partidas, em uma situação mais cômoda.
Além disso, a sequência da tabela brasileira não é boa. Os próximos três confrontos serão duros. Na ordem: Uruguai (fora), Paraguai (em casa) e Argentina (fora). Tropeçar nesse trio de partidas pode fazer com que o Brasil saia das quatro primeiras posições. Por isso, triunfar diante do Peru deixaria a navegação rumo à África do Sul mais tranquila.
Sobre as críticas ao setor defensivo da equipe, Luisão foi sucinto: "Os números estão aí", afirmou. As estatísticas são um bom argumento para a tese do jogador. Os comandados de Dunga possuem a melhor defesa das Eliminatórias Sul-americanas com cinco gols sofridos. Já o ataque estaria disputando uma repescagem, ocupando a quinta colocação nesse quesito, tendo balançado a rede 16 vezes.