postado em 03/04/2009 12:33
Se desperdiçou um pódio certo no Grande Prêmio da Austrália com Robert Kubica, a BMW Sauber esteve longe de mostrar um desempenho parecido nos primeiros testes para a corrida da Malásia. Piloto mais lento entre todos os que foram à pista nesta sexta-feira, Nick Heidfeld garante não se preocupar com isso, lembrando que em Melbourne sua equipe também começou mal e melhorou na sequência.
"Certamente os resultados não parecem bons, mas a sexta em Melbourne também teve uma pintura semelhante. Ainda assim, temos, sim, de trabalhar tentando melhorar o equilíbrio do carro", disse o piloto alemão.
Mesmo que a argumentação de Heidfeld tenha alguma procedência - foi o 14º colocado dos testes iniciais na Austrália -, nada apagará sua fragilidade nos primeiros treinamentos em Sepang, onde foi o último colocado com o tempo de 1min37s640, a quase dois segundos do líder, o ferrarista Kimi Raikkonen.
Para tentar melhorar a distribuição de peso do F1.09, o experiente corredor revelou que foi à segunda parte dos treinamentos sem o KERS (Sistema de Recuperação de Energia Cinética), mas na prática isso fez com que seu tempo piorasse. "Usar esse dispositivo faz uma imensa diferença no equilíbrio do carro, mas sem ele há uma perda de potência. Agora usaremos tudo que temos - marcas, dados e minhas sensações - para decidir se vamos utilizá-lo ou não".
Para piorar o dia da BMW, Robert Kubica, exatamente o homem que ficou perto do pódio em Melbourne, também ainda não brilhou em Sepang. Segundo o polonês, porém, seu foco era exclusivo na preparação para a corrida, e assim ele acabou fechando a sexta-feira na 17ª colocação.
"Concentramo-nos totalmente nos preparativos para a prova e particularmente na comparação dos pneus (duros e macios)", afirmou. "As especificações trazidas pela Bridgestone à Malásia são bem diferentes daquelas da Austrália, e obviamente este circuito tem características diferentes".