Jornal Correio Braziliense

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Button vence GP da Malásia com prova encerrada na 31ª volta

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Nem o melhor carro, nem o piloto mais habilidoso, muito menos o KERS. O fator decisivo para o GP da Malásia foi o comercial. Iniciado às 17 horas locais por conta da insistência de Bernie Ecclestone a fim de facilitar as transmissões de TV para a Europa, a corrida deste domingo precisou ser encerrada na volta 31 por conta da forte chuva, com vitória de Jenson Button. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) demorou mais de uma hora para divulgar o resultado oficial da corrida e a quantidade correta de voltas em Sepang. Inicialmente eram 32, depois 33 até que a FIA cravou as 31. Ecclestone tomou a decisão mesmo sabendo que, nesta época do ano, a região do circuito de Sepang sofre com tempestades no final da tarde, situação que se repetiu durante toda a semana. Além do problema da aquaplanagem, o início da noite não deu mais condições de visibilidade para os pilotos, obrigando o encerramento da disputa sem a tradicional bandeira quadriculada. Após cerca de 45 minutos de paralisação, a organização optou pelo não prosseguimento da prova, com o apoio dos competidores, receosos pelas condições de segurança. Chegou-se a cogitar uma relargada, mas a ideia não foi para frente. Escolheu-se a última volta antes da bandeira vermelha como o ponto de encerramento, ou seja, a 31ª. Antes, o que os fãs da categoria viram foram pilotos fora dos carros, alguns inclusive com galochas. Outros, caso de Kimi Raikkonen, optaram por recolher seu bólido à garagem, enquanto raios fortíssimos caiam na região. Curiosamente, porém, Button não leva dez pontos, mas apenas cinco. Isso porque as regras da Fórmula 1 determinam a necessidade de que pelos menos 75% das voltas programadas fossem completadas para que a pontuação conte integralmente. Isso, na Malásia, significaria 42 passagens. A segunda posição do dia ficou com Nick Heidfeld, da BMW Sauber, seguido por Timo Glock, da Toyota. Jarno Trulli foi o quarto colocado, seguido por Rubens Barrichello. Mark Webber ficou em sexto, com Lewis Hamilton em sétimo e Nico Rosberg em oitavo. Felipe Massa, por sua vez, terminou em nono lugar, ao passo que Nelsinho Piquet ficou com a 13ª colocação. Paradas Antes do paralisação, a prova foi marcada por um festival de pit stops, sem que ninguém tivesse ideia do que fazer em termos de estrategia. Apesar de as nuvens negras já estarem presentes no autódromo antes da largada - no início da tarde local, a chuva provocou a paralisação da prova da GP2 Ásia, preliminar da Fórmula 1 -, a pista só começou a molhar na volta 18. Raikkonen foi o primeiro a colocar pneus de chuva, mas ela só foi mesmo cair na 22ª passagem. Neste período, a maior parte dos competidores havia optado por pneus de pista seca em sua primeira parada, tendo que voltar aos boxes. Kimi, por sua vez, também se deu mal, devido ao desgaste de andar com compostos desadequados na pista seca. Quem se deu bem foi Timo Glock, que havia optado por pneus intermediários e pulou direto para o pódio. Pouco depois, a água começou a cair forte e, quem não conseguiu voltar para o pit para colocar pneus de chuva extrema, passou a aquaplanar e rodar na pista, forçando a paralisação na 33ª passagem. Button fica com a "meia vitória" graças à boa estratégia da Brawn GP nos boxes. Pole da disputa, o líder do Mundial 2009 largou muito mal no circuito de Sepang, caindo da primeira para a quarta posição. Com um excelente começo, Nico Rosberg assumiu a ponta, seguido por Jarno Trulli e Fernando Alonso. Troca de posições O espanhol da Renault, porém, foi superado pelo inglês ainda na primeira volta e também não demorou muito para ser ultrapassado por Rubens Barrichello. Desta vez com um bom início, o veterano brasileiro pulou do oitavo para o quinto lugar, encerrando a quarta volta já na quarta posição. Leve, o líder Nico Rosberg foi o primeiro a parar, na volta 15. Na passagem seguinte, Glock fez o mesmo. Button então passou a pisar fundo e tornou-se o piloto mais rápido da pista, indo para os boxes apenas na 20ª volta. Desta forma, ele assumiu a liderança. Com uma pilotagem segura, o inglês ainda contou com uma dose de sorte para nao perder a liderança nas outras três paradas que fez, quando a pista era um festival de entra e sai dos boxes aopasso que chuva apertava e optou-se para a paralisação e posterior encerramento da corrida deste domingo. Confira o resultado final do GP da Malásia: 1: Jenson Button (ING/Brawn GP) - 31 voltas 2: Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber) - a 22s7 3: Timo Glock (ALE/Toyota) - a 23s5 4: Jarno Trulli (ITA/Toyota) - a 46s1 5: Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP) - a 47s3 6: Mark Webber (AUS/Red Bull) - a 52s3 7: Lewis Hamilton (ING/McLaren) - a 1min00s733 8: Nico Rosberg (ALE/Williams) - a 1min11s576 9: Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 1min16s932 10: Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso) - a 1min42s164 11: Fernando Alonso (ESP/Renault) - a uma volta 12: Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - a uma volta 13: Nelsinho Piquet (BRA/Renault) - a uma volta 14: Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - a uma volta 15: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - a uma volta 16: Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - a uma volta 17: Adrian Sutil (ALE/Force India) - a uma volta 18: Giancarlo Fisichella (ITA/Force India) - a duas voltas Abandonaram: Robert Kubica (POL/BMW Sauber) - volta 1 Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) - volta 1