postado em 06/04/2009 12:50
A sofrida vitória de virada por 2 x 1 sobre o Botafogo de Ribeirão Preto foi a última vez que o Palmeiras 'só cumpriu tabela' em abril. A partir de quarta-feira (8/4), quando buscará seus primeiros pontos na Libertadores na visita que fará ao Sport, o time terá apenas jogos decisivos, alternando quatro partidas pela primeira fase da competição sul-americana com as semifinais e, se passar, as finais do Paulista.
Para não tornar a missão mais complicada, Wanderley Luxemburgo tratou de amenizar a cobrança definindo este mês como o "mais gostoso para o jogador, porque só tem decisão". E Diego Souza, um dos mais ansiosos para a partida na Ilha do Retiro, comprou o discurso de seu treinador.
"Este é o mês mais gostoso mesmo, porque o jogador que está no Palmeiras almeja coisas grandes, como títulos, seleção brasileira... E só consegue essas coisas passando pelas dificuldades. Quando o clube mais precisa, o jogador põe seu potencial para fora. E nestes seis jogos vamos suar muito a camisa e botar tudo para fora", prometeu o meia, satisfeito com o que foi trabalhado em março, quando o time teve como tarefa garantir a já bem encaminhada liderança no Estadual.
"Abril inteiro é decisão. Estamos preparados, trabalhamos o que tínhamos para aperfeiçoar e agora estamos focado nas decisões. Já começou uma contra o Botafogo-SP e quarta-feira já tem outra, domingo tem outra... Temos que estar preparado", reforçou.
Apesar de ter decepcionado com duas derrotas nos dois primeiros jogos na Libertadores e ter permitido a aproximação do São Paulo no Paulista, chegando a colocar em risco a conquista da primeira colocação, o Verdão tenta impor confiança em seu ambiente. Luxemburgo assegura que o elenco tem qualidade suficiente para não ser necessária a escalação dos 11 titulares em todos os confrontos.
"Temos um bom elenco à disposição, e mostrei isso escalando todos ao longo do Paulista. Se um tiver que sair por lesão ou cartão amarelo, entra outro e tudo bem. É preciso também uma comissão técnica de qualidade, para recuperá-los depois dos jogos no melhor tempo possível e com qualidade, mas temos elenco", frisou o treinador.
Contudo, para evitar uma eliminação precoce na Libertadores com uma derrota na Ilha do Retiro, nenhum titular será poupado na quarta-feira, e o mais provável é que jogue a base do time que teve problemas contra o Botafogo-SP - as únicas mudanças seriam as entradas de Marcos no gol, Maurício Ramos na zaga, Armero na lateral-esquerda e Willians no ataque.
Os jogadores, no entanto, estão certos de que as falhas mostrados nesse domingo não serão levados para Pernambuco. "Tem muito jogador voltando, como o Edmilson, que estava há um mês parado, e o Fabinho (Capixaba). Isso dificulta mesmo para a equipe, perde entrosamento. Mas, quando acertamos o jogo, fica difícil para o adversário. E foi assim contra o Botafogo-SP", apontou Diego Souza.