postado em 07/04/2009 08:53
Conquistar apenas três pontos em três jogos não estava nos planos do time do River Plate e, para evitar um desastre ainda maior com a eliminação da Copa Libertadores ainda na primeira fase, a equipe entra em campo nesta terça-feira (7/4), às 21h15 (de Brasília), precisando de uma vitória sobre o líder Nacional-URU. No Monumental de Nuñez, o visitante joga para garantir de vez a sua vaga e manter os 100% de aproveitamento.
"É uma partida crucial e precisamos da vitória. Alguém sempre otimista só pensa em ganhar. Ainda assim, depois teremos mais dois jogos, mas sabemos que o importante seria um triunfo", adiantou o técnico Néstor Gorosito, mostrando a necessidade da equipe por uma vitória dentro de casa, pela quarta rodada da competição continental.
Desfalcado do zagueiro Quiroga e do meia Augusto Fernandez, lesionados, o River ainda tenta deixar para trás a polêmica criada antes da partida de ida contra Nacional, quando o atacante Fabbiani afirmou que os uruguaios temiam a equipe argentina, chamando-os de "mortos de fome".
"Não estou preocupado com o que disse no Uruguai, mas sim com ganhar essa partida, porque, caso contrário, estaremos fora da Libertadores. Teremos que passar por cima deles desde o princípio", afirmou Fabbiani, que deve enfrentar um Nacional motivado e com apenas um desfalque: o atacante Santiago García, suspenso pela expulsão na última rodada.
Outro resultado que automaticamente classifica o Nacional-URU nesta terça-feira está relacionado com seu xará Paraguaio. Às 19 horas (de Brasília), o Nacional-PAR recebe o Universidad de San Martín-PER e, em caso de derrota, estará matematicamente fora da disputa por uma vaga à segunda fase, o que garante o líder do grupo.
O time paraguaio tem péssima campanha na Libertadores, com três derrotas em três jogos. Apesar do adversário praticamente eliminado, o técnico Victor Rivera exige atenção da equipe peruana para o confronto fora de casa: "Eles jogam sem pressão e acho que querem nos surpreender. Não podemos subestimar o rival e, assim, tentar fazer um jogo equilibrado e inteligente". Em caso de derrota do River e vitória do San Martin, as vagas do Grupo 3 ficam definidas.
Grupo 7 - Em partida isolada da quinta rodada do Grupo 7, o Universitário-PER tenta se aproxima da vaga contra o já garantido Libertad-PAR, em partida marcada para as 23h15 (de Brasília), no Estádio Nacional, em Lima, no Peru.
Com cinco pontos na vice-liderança, uma vitória deixa o anfitrião em situação confortável para confirmar a última vaga do grupo à segunda fase. O Libertad, por outro lado, já fez a sua parte: com quatro vitórias em quatro jogos, é a melhor equipe da primeira fase e já tem como certeza a classificação em primeiro do grupo.