postado em 08/04/2009 08:45
De olho no duelo com o Palmeiras, sábado (11/4), pelas semifinais do Campeonato Paulista, o Santos inicia às 21h50 (horário de Brasília) desta quarta-feira (8/4) a disputa por uma vaga nas oitavas-de-final da Copa do Brasil. Se o Peixe derrotar o CSA-AL nesta partida, que será disputada no Estádio Rei Pelé, por dois ou mais gols de diferença, estará automaticamente classificado para a próxima fase do torneio.
Pensando nisso e vislumbrando uma semana livre de treinamentos, o técnico Vágner Mancini deve escalar aquilo que tem de melhor para este confronto. "Mesmo estando em uma semana decisiva do Paulistão, devemos virar a seta para a Copa do Brasil, que é um dos caminhos que podem nos levar à Libertadores. Portanto, não podemos nos dar ao luxo de deixar ninguém fora. E fazer o possível para tentar eliminar o jogo de volta", contou.
Apesar disso, o treinador deve fazer algumas modificações entre os titulares para este duelo. Com Fabiano Eller suspenso para a primeira partida das semifinais do Estadual, contra o Palmeiras, a tendência é que Astorga forme a dupla de zaga ao lado de Fabão. No meio, Rodrigo Souto não viajou com o grupo para Maceió. Com isso, Germano deve atuar ao lado de Roberto Brum.
"Com todo respeito ao CSA, temos condição de definir o confronto. Vamos jogar com o que temos de melhor no momento e vamos procurar fazer um bom jogo para que a equipe continue evoluindo de uma maneira significativa. Certamente, mais uma vitória vai fazer com que a gente chegue com um embalo diferente para jogar contra o Palmeiras", afirmou Mancini.
Já o goleiro Fábio Costa foi mais direto quanto ao pensamento da equipe. Para o capitão santista, o confronto de quarta-feira é bastante importante, porém o foco principal do grupo está, de fato, no clássico contra o Palmeiras, sábado, na Vila, pelas semifinais do Paulista.
"Os dois campeonatos são bastante importantes, cada um na sua teoria. A Copa do Brasil tem que ser muito valorizada, pois nos dá a possibilidade de chegar à Libertadores, mas a sua fase final está bem distante. O que temos de momento é o Paulista, que tem o seu significado não só pelo torneio em si, mas por tudo que representou para a gente estar classificado, o que sofremos para chegar até aqui", comentou.
Enquanto o Santos pensa no título paulista e em avançar na Copa do Brasil, o CSA-AL vive uma situação complicada na competição de seu estado. Caso o campeonato terminasse hoje, o time de Maceió estaria rebaixado à segunda divisão do Alagoano. Por isso, o técnico Julio Espinosa quer ver a sua equipe determinada em campo a conquistar um bom resultado.
O treinador tem duas dúvidas para montar o time. O meia Magno, que foi expulso na primeira partida contra o Serra-ES, cumpriu suspensão contra os capixabas no jogo de volta, em Maceió, e ainda não sabe se poderá atuar, pois sente dores no ombro. Desfalque certo é o atacante Valdiran, liberado pela diretoria para resolver problemas particulares.
"Pelos valores individuais que tem, o Santos é um time muito rápido e que está sempre na área do adversário. Daí ter se classificado domingo, no Campeonato Paulista, atuando na casa do adversário. Portanto, o nosso desafio é evitar que isso ocorra aqui", comentou Espinosa, que ainda não definiu se irá manter o volante Jean entre os titulares, no 4-4-2. Se optar em promover a estreia de Tiago Emílio na zaga, os alagoanos entrarão em campo no 3-5-2.
FICHA TÉCNICA
CSA-AL X SANTOS
Local: Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL)
Data: 8 de abril de 2009, quarta-feira
Horário: 21h50 (horário de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)
Assistentes: José Antônio Chaves Franco Filho e Luciano José Coelho Cruz (ambos do RS)
CSA-AL: Jeferson; Juninho Caiçara, Carlos Diogo, Fábio Lima e Marciano; Anderson, Jean (Tiago Emílio), Magno (Esquerdinha) e Júnior Amorim; Fagner e Fábio Lopes
Técnico: Julio Espinosa
SANTOS: Fábio Costa; Luizinho (Pará), Fabão, Astorga e Triguinho; Roberto Brum, Germano, Paulo Henrique Lima e Madson; Neymar e Kléber Pereira
Técnico: Vágner Mancini