postado em 08/04/2009 09:37
Apesar de ter conseguido a classificação para as quartas-de-final da Copa dos Campeões de forma convincente, com duas estrondosas goleadas (5 x 0 e 7 x 1) sobre o Sporting, de Portugal, o Bayern de Munique chegará abalado para o primeiro jogo do mata-mata contra o Barcelona, nesta quarta-feira, às 15h45 (de Brasília), no estádio Camp Nou, casa do clube catalão.
Rotulado como um dos 'gigantes' na luta pelo título da competição europeia nesta temporada, o clube alemão divide com o Barcelona o posto de mais ofensivo do torneio, com 24 gols marcados. E espera recuperar a moral conquistada deixando para trás a má imagem mostrada na derrota para o Wolfsburg, por 5 x 1, no último final de semana, pelo Campeonato Alemão.
"Eles (jogadores) sabem que o mundo inteiro estará assistindo ao jogo e precisam assumir suas responsabilidades. Essa é a hora de provar que têm capacidade", ordenou o presidente do clube, Karl-Heinz Rummenigge, que garantiu a manutenção de Jürgen Klinsmann no cargo de treinador, independentemente dos resultados obtidos contra o Barcelona.
Seguro à frente do time, o ex-atacante da seleção alemã compartilhou do otimismo do presidente do clube e também apostou em um bom desempenho do Bayern no confronto do Camp Nou, mesmo desfalcado do zagueiro Lúcio, do meio-campista Van Buyten e do atacante Miroslav Klose. "Já tivemos muitos problemas parecidos durante a temporada e nos saímos bem. Estou convencido que o Bayern tem uma boa equipe e que pode encarar o Barcelona cara a cara".
Uma das esperanças do treinador é o meia-atacante Franck Ribéry. Para Klinsmann, o francês tem capacidade e talento para dar ao Bayern a qualidade que o Barcelona ganha com a presença de Lionel Messi no time. "Se o (Josep) Guardiola (treinador do Barcelona) tem Messi, eu tenho o Franck Ribéry, que é outro gênio".
A matemática também joga a favor dos alemães, que venceram três dos últimos quatro confrontos registrados contra o Barcelona. Além disso, o positivo ataque do Bayern espera manter a escrita e vazar os espanhóis em seus domínios, já que na atual edição da competição a equipe de Guardiola não passou um jogo sequer sem levar gols no Camp Nou.
Favorito, mas respeitador: Virtual campeão espanhol da temporada e empolgado pela goleada que determinou a eliminação do Lyon na fase oitavas-de-final (5 x 2), o Barcelona entrará em campo contra as estatísticas recentes e com rótulo de favorito, mas sem se esquecer de respeitar o adversário.
"Será um jogo diferente. Temos de respeitar muito o adversário, mas ter agressividade na frente e, se possível, não levar gols. Se marcarmos, será perfeito. Enfrentaremos uma equipe boa e bastante complicada, mas temos condições de vencer", comentou o zagueiro e capitão Puyol, que elegeu Franck Ribéry como o principal jogador a ser marcado.
A preocupação com o francês também passa pela cabeça do técnico da equipe, Josep Guardiola. O treinador catalão destacou as inúmeras qualidades do craque do Bayern e não se envergonhou de quantificar a grandeza dos rivais: "A camisa do Bayern pesa muito", elogiou.
"O Ribéry é um jogador agudo e talentoso, que sabe jogar muito bem pelos lados. Nossa ideia é que a bola chegue o mínimo possível até ele", emendou o treinador, que deverá dar ao lateral-direito Daniel Alves, um dos jogadores com melhor preparo físico do elenco, a incumbência de 'colar' no cérebro do time alemão.
Assim como fez o colega Jürgen Klinsmann, Guardiola também enalteceu o qualidade técnica do duelo entre Barcelona e Bayern e apostou em um jogo de alto nível. "Temos uma sorte muito grande de poder enfrentar o Bayern e acredito que esse será um grande encontro. Qualquer erro poderá ser fatal", concluiu o treinador.
A principal arma barcelonista para o confronto é a fase iluminada do trio de atacantes. Juntos, Messi, Eto'o e Henry marcaram 15 dos 24 gols da equipe catalã na atual Copa dos Campeões.
FICHA TÉCNICA:
BARCELONA (ESP) X BAYERN DE MUNIQUE (ALE)
Local: Estádio Camp Nou, em Barcelona (Espanha)
Data: 8 de abril de 2009 (quarta-feira)
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Howard Webb (Inglaterra)
Assistentes: Darren Cann e Phillip Sharp (ING)
Barcelona: Victor Valdés; Daniel Alves, Piqué, Rafa Márquez e Puyol; Touré, Xavi, e Iniesta; Messi, Eto'o e Henry
Técnico: Josep Guardiola
Bayern de Munique: Rensig; Oddo (Lell), Demichelis, Breno e Lahm; Altintop, Van Bommel, Zé Roberto, Schweinsteiger e Ribery; Luca Toni
Técnico: Jürgen Klinsmann