postado em 08/04/2009 14:28
O jogo entre Palmeiras e Sport, que será realizado nesta quarta-feira, está realmente mexendo com Pernambuco. Eduardo Campos, governador do Estado, promoveu nesta terça-feira o encontro entre Luiz Gonzaga Belluzzo, presidente do Alviverde, e Sílvio Guimarães, supremo mandatário do Leão.
A reunião serviu para mandar uma mensagem de paz às duas torcidas e, principalmente, mostrar que o Estado tem condições de receber jogos da seleção brasileira e da Copa do Mundo. Recife pleiteia sediar Brasil e Paraguai no dia 10 de junho, jogo válido pelas Eliminatórias, e se tornar uma das sedes do torneio mundial de 2014.
"Queremos deixar claro que Pernambuco é um Estado de paz. Esse jogo terá uma visibilidade internacional e vamos demonstrar que temos condições de receber a seleção brasileira e de ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014", declarou Eduardo Campos no encontro desta terça-feira.
O ato simbólico para demonstrar que não existe uma animosidade de nenhuma das partes envolveu as filhas dos presidentes. Luiza Belluzzo vestiu a camisa do Sport e Paula Guimarães colocou o manto palmeirense. O governador Campos comentou o gesto de ambas e espera que as torcidas adversárias estejam no mesmo clima nesta quarta-feira: "Essas meninas deram um ótimo exemplo aqui e espero que amanhã vejamos um espetáculo de cidadania".
Corroborando o discurso de paz do governador Eduardo Campos, o presidente leonino Sílvio Guimarães garante: "O jogo nunca teve um clima de guerra." O dirigente rubro-negro afirma que a partida vale muito mais do que os três pontos. "Talvez seja o jogo mais importante da história do Sport. Tenho dado diversas entrevistas para jornalistas de todo o mundo. O clube estará representando não só Estado, mas todo o Nordeste".
Belluzzo, presidente do Palmeiras, tem motivos pessoais para se sentir bem no Estado de Pernambuco. "Minha esposa é pernambucana, sempre venho aqui, já fui nos três estádios (Arruda, Aflitos e Ilha do Retiro) e sempre sou bem tratado." O dirigente termina garantido reciprocidade: "Estamos sendo bem tratados aqui e eles também serão muito bem recebidos em São Paulo".
Segurança
O governo de Pernambuco não ficou só nas palavras sobre a segurança do jogo entre Palmeiras e Sport. Irão trabalhar no confronto desta quarta-feira, 720 policiais, o maior dispositivo de segurança já empenhado em um evento esportivo no Estado. Só dentro da Ilha do Retiro irão trabalhar 150 homens da lei.