postado em 08/04/2009 21:33
O Botafogo entrou em campo pensando em vencer por dois gols de diferença e evitar a partida de volta no confronto válido pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil. Só que o alvinegro de General Severiano foi surpreendido pelo Americano que fez boa partida e venceu, de virada, por 2 x 1, em partida disputada na noite desta quarta-feira no Estádio Godofredo Cruz, em Campos.
A derrota vai obrigar a equipe comandada por Ney Franco a vencer a partida de volta, no dia 16,no Engenhão. O time de Campos vai jogar por um empate para se classificar para a próxima fase e encarar o ganhador do duelo entre Ponte Preta e Figueirense.
O resultado premiou a equipe mais objetiva, porque o Botafogo teve mais posse de bola, mas não conseguiu converter as poucas chances criadas durante a partida. Já o Americano jogou com muito empenho para neutralizar o adversário e soube decidir o confronto em lances de bola parada.
O Americano começou a partida fazendo valer o seu mando de campo e, durante os oito primeiros minutos, o Botafogo simplesmente não conseguia chegar na área da equipe da casa. Aos três minutos, o goleiro Renan teve que sair para socar uma bola cruzada por Ernani. O goleiro alvinegro voltou a ter trabalho aos sete minutos.
O Botafogo só conseguiu criuar sua primeira situação de gol aos oito minutos. Maicosuel fez boa jogada individual, chutou cruzado e o goleiro Jéferson falhou ao tentar a defesa mas o perigo foi aliviado pela defesa. A partir dos dez minutos, o Botafogo equilibrou a partida, principalmente por causa da boa atuação do meia Maicosuel que se movimentava por todos os lados do campo.
O time dirigido por Ney Franco chegou ao primeiro gol aos 27 minutos. Juninho cobrou falta da intermediária, a bola raspou na barreira e entrou no ângulo do goleiro campista. O alvinegro de General Severiano nem teve tempo de administrar a vantagem. Aos 30 minutos, Paulo Henrique cruzou da direita e o meia Eberson dominou e bateu de primeira sem chances para o goleiro Renan.
Depois do empate, o Americano passou a arriscar chutes de longa distância tentando surpreender Renan, mas a pontaria descalibrada dos atacantes impedia que a equipe campista tivesse sucesso. Já o Botafogo permaneceu até o final do primeiro tempo tentando penetrar na defesa do Americano com tabelas entre Reinaldo, Vítor Simões e Maicosuel, mas a defesa campista, muito bem postada, impediu que o Botafogo conseguisse o gol de desempate.
O Botafogo voltou modificado para o segundo tempo. Reinaldo sentiu um desconforto muscular e o técnico Ney Franco preferiu poupá-lo para que ele não se transformasse em problema para o clássico de sábado contra o Vasco quando os dois times decidirão uma vaga para a final da Taça Rio. O zagueiro Wellington saiu para a entrada do volante Batista.
E o Botafogo teve uma boa chance logo aos três minutos quando Maicosuel chegou a driblar o goleiro Jéferson mas ficou sem ângulo e foi abafado pela zaga do Americano. Logo depois o Botafogo perdeu o zagueiro Emerson que sentiu um problema muscular e deixou o campo para a entrada do volante Léo Silva.
Mesmo dominando durante a maior parte do tempo, o Botafogo não conseguiu marcar o segundo gol e acabou sofrendo o desempate aos 41 minutos quando Anderson recebeu na área e virou com rapidez para colocar a bola nas redes. Surpreendido, o Botafogo tentou reagir, mas foi o Americano que esteve mais perto do terceiro gol mas Renan fez boa defesa e impediu que o desastre fosse maior.