postado em 08/04/2009 23:32
O Palmeiras tirou de letra a pressão da temida Ilha do Retiro. Bem armado e com extrema personalidade, o campeão paulista bateu o Sport nesta quarta-feira por 2 x 0. O resultado faz o Verdão voltar com força na briga por uma vaga nas oitavas-de-final da Libertadores da América.
Ao final do primeiro turno do grupo 1 da competição sul-americana, Colo Colo, do Chile, e Sport lideram com seis pontos. O Palmeiras, junto com a LDU, do Equador, está com três.
Na quarta-feira da semana que vem, Palmeiras e Sport voltam a se encontrar pela Libertadores da América. Porém, agora o jogo será realizado no estádio do Parque Antártica.
Na partida da capital pernambucana, o Palmeiras retomou a mesma formação que encantou na maioria do Campeonato Paulista, com Edmilson no setor defensivo e Willians no ataque ao lado de Keirrison. Quem brilhou em campo, contudo, foi Diego Souza, autor de um golaço na etapa complementar.
O Sport, em contrapartida, confirmou o esquema com três zagueiros. Apesar do mistério do técnico Nelsinho Baptista, o artilheiro Ciro foi o titular ao lado de Vandinho. Apesar da defesa reforçada, o clube pernambucano não escapou da primeira derrota no ano.
O Jogo
O confronto na Ilha do Retiro começou disputado e extremamente truncado. Logo no primeiro minuto de partida, o árbitro Carlos Torres mostrou dois cartões amarelos, para Vandinho, do Sport, e Danilo, do Palmeiras, que discutiram após uma falta.
As equipes demonstravam cautela ao buscar as ações ofensivas. O Sport passou a ter maior posse de bola a partir do 15 minutos. No primeiro lance de perigo, Igor encarnou um verdadeiro ponta direita, cortou duas vezes Armero e bateu. Marcos fez ótima defesa no canto esquerdo.
Após o susto, o Palmeiras foi mais objetivo e saiu na frente. Aos 23 minutos, Cleiton Xavier cobrou falta da intermediária, Diego Souza desviou de cabeça e Maurício Ramos, nas costas da zaga, finalizou antes da presença do goleiro Magrão. Keirrison também participou do lance, mas a bola já havia ultrapassado a linha da meta. Mesmo assim, o camisa nove ganhou o gol de presente do árbitro.
Mesmo em desvantagem, o Sport continuou estranhamente em ritmo lento. Com dificuldades em superar a boa marcação do rival, o time pernambucano insistiu na etapa inicial nos cruzamentos para a área. Marcos se mostrou seguro em suas intervenções.
Na volta do intervalo, o Sport ficou mais ofensivo, com as entradas de Sandro Goiano e Luciano Henrique nos lugares de Daniel Paulista e Moacir. Ainda assim, foi o Palmeiras que quase marcou o segundo no início da etapa complementar. Diego Souza apostou em uma jogada individual inteligente, passou por toda a zaga, mas parou na saída precisa de Magrão.
Com 19 minutos e o aumento do ritmo do Sport, Luxemburgo fechou sua equipe com a presença de Sandro Silva no lugar de Keirrison. Logo em seguida, Marcos fez um verdadeiro milagre no chute de Paulo Baier para evitar a igualdade.
Aos 28 minutos, o Palmeiras acabou com as esperanças do Sport. Destaque do jogo, Diego Souza marcou um verdadeiro golaço ao passar por Durval e César, ganhar na velocidade de Andrade e tocar por cobertura na saída de Magrão.