postado em 09/04/2009 09:21
Vice-líder do Campeonato Francês com 58 pontos contra 59 do Lyon, o Olympique Marseille é a principal ameaça ao octacampeonato da equipe de Juninho Pernambucano. Nesta quinta-feira, às 13h30 (de Brasília), o time do atacante Brandão tentará levar sua boa fase à Ucrânia para estrear com o pé direito nas quartas-de-final da Copa da Uefa, diante do Shakhtar Donetsk, no Olyimpiyskiy Stadium.
E é justamente o ex-jogador de Coritiba, São Caetano e do próprio Shakhtar, que será o principal problema dos franceses na busca por um bom resultado no Leste Europeu. Como já defendeu os ucranianos na competição, Brandão não pôde ser inscrito pelo Olympique para disputar a Uefa.
Bem adaptado ao novo clube, o jogador prometeu ser preciosa fonte de informações para o técnico da equipe, Eric Gerets, montar sua equipe com competência para conquistar pontos que facilitem a tarefa do Olympique no jogo da volta, na França.
No Parque dos Príncipes, em Paris, às 15h45, um outro duelo entre franceses e ucranianos dará sequência às quartas-de-final da Copa da Uefa. Em quarto lugar no campeonato nacional e ainda na briga pelo título da temporada, o Paris Saint-Germain receberá o Dynamo Kiev, líder do torneio ucraniano.
O principal desfalque do PSG para o confronto desta quinta é o lateral-esquerdo Sylvain Armand, que contundiu o joelho na partida contra o Toulouse e também perderá o jogo da volta da Uefa, dia 16, em Kiev.
Pelos lados do Dynamo, a palavra de ordem é confiança. O técnico da equipe, Yuri Semin, não se mostra assustado com os adversários que terá pela frente na luta pelo título e dá o aviso: "Não temos medo de ninguém. Se mostrarmos nossa qualidade e nosso potencial, poderemos alcançar os resultados que quisermos", comentou o treinador, que não poderá contar com seu capitão, o zagueiro Taras Mikhalik, que terá de ser submetido a uma artroscopia no joelho esquerdo.
Dupla emoção na Alemanha: Na Alemanha, duas partidas completam as quartas-de-final da Copa da Uefa. Um duelo entre brasileiros movimentará o jogo marcado para o estádio de Hamburgo. O Hamburgo, do ex-são-paulino Alex Silva, receberá o Manchester City, dos brasileiros Elano e Robinho, também às 15h45.
A presença de Alex Silva no duelo ainda é incerta, pois o jogador sentiu um desconforto na coxa e precisou ser substituído na vitória sobre o Schalke 04, no último final de semana. "Espero ter condições de estar em campo", comentou o ex-são-paulino.
Se Alex Silva tem esperanças de entrar em campo, o mesmo não se pode dizer de Bastian Reinhardt, Thimothee Atouba, Romeo Castelen e Maxim Choupo-Moting. Contundidos, os titulares estão fora do duelo e darão dor de cabeça ao treinador para montar a equipe.
No Manchester City, a principal arma segue sendo Robinho. Mesmo não estando em boa fase, o jogador conta com o apoio do técnico Mark Hughes para levar o time adiante na competição. "O Robinho está sempre disposto e sei que posso contar com ele. Esta é a primeira temporada do jogador em uma das ligas mais fortes do mundo e ele não está acostumado com tanto fogo cruzado", comentou.
Fechando a rodada, o Werder Bremen, dos brasileiros Naldo e Diego, medirá forças com a Udinese, da Itália. A competição é a única esperança de títulos para ambas as equipes, que estão mal nos respectivos torneios nacionais e longe da faixa de classificação para os torneios europeus de 2010.
O Werder ocupa o 10º lugar no Campeonato Alemão, enquanto a Udinese é apenas a 14ª no Campeonato Italiano. O vencedor deste confronto terá pela frente Manchester City ou Hamburgo nas semifinais da Uefa.
Confira os jogos desta quinta-feira pelas quartas-de-final da Uefa:
Shakhtar Donetsk x Olympique Marseille
Paris Saint-Germain x Dynamo de Kiev
Hamburgo x Manchester City
Werder Bremen x Udinese