postado em 11/04/2009 08:59
Sorte do Brasília que a história do futebol guarda inúmeros casos de resultados improváveis, com vitórias de times desacreditados sobre adversários mais fortes. Na lanterna do quadrangular semifinal do campeonato candango, a equipe terá de realizar uma façanha para continuar com chances de chegar à decisão. Com três pontos, precisa vencer o poderoso Brasiliense, já classificado para a final, neste sábado, às 16h, no Cave , além de torcer por outros resultados nesta e na última rodada. A TV Brasília anuncia a transmissão, ao vivo.
E haja força para acreditar em zebra. O Brasília perdeu todos os cinco jogos que disputou contra o Brasiliense. Três deles nesta edição do campeonato candango ; 2 x 0, no Cave, e 3 x 0, no Serejão, na primeira fase, e novo 2 x 0, também no Serejão, no primeiro turno do quadrangular. ;É difícil, mas não é impossível. Estamos na mesma competição que eles. Então não podemos temer. Temos de jogar;, afirmou o técnico Marquinhos Carioca. ;É o jogo do ano para o Brasília. É mais um tabu a ser quebrado;, completou o atacante Chefe.
Apesar do retrospecto, o Brasília confia na força que tem demonstrado quando joga no Cave. Lá, venceu seis de nove jogos disputados na competição ; empatou com o Ceilândia e perdeu para Brasiliense e Dom Pedro. No estádio do Guará, viveu grandes momentos, como os dois triunfos por 2 x 0 sobre o Gama, na primeira fase e no quadrangular. Outra aposta é a eficiência de dupla de atacantes, Chefe e Thiago Silva, cada um com cinco gols, embora ainda não tenha balançado as redes do adversário de hoje. ;Qualquer um que entre na defesa do Brasiliense tem muita qualidade;, justificou Chefe.
Brasiliense
Com a vantagem do empate e de mandar o segundo jogo em casa na decisão, por ter feito a melhor campanha na primeira fase, o Brasiliense deve poupar pelo menos três jogadores. O técnico Reinaldo Gueldini está de olho na partida de volta contra o Goiás, pela Copa do Brasil, na quinta-feira, no Serra Dourada ; o Jacaré perdeu o primeiro jogo, no Serejão, por 1 x 0. O treinador garante empenho, hoje, no Cave. ;Queremos terminar com a melhor campanha e a premiação aqui é boa;, afirmou.
Gueldini confirma as ausências do lateral-direito Júlio César (entra Patrick), do zagueiro Ailson (entra Moacri) e do atacante Ricardinho ; Gustavo deve formar dupla com Fábio Júnior. Com Adrianinho contundido e Ji-Paraná suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o treinador pretende manter Iranildo e Rodriguinho no meio. ;Tô dentro;, confirmou Iranildo. Com Pedro Ayub suspenso, Coquinho e Juninho podem começar jogando no meio-campo, mas o prata da casa David tem chances.
O Brasília deve entrar em campo completo, mas ainda corre o risco de perder o zagueiro Adriano, em recuperação de lesão no joelho direito. O volante Iron, que estava com lesão na panturrilha direita, foi confirmado. O zagueiro Piu, curado de resfriado, também. Caso Adriano fique de fora, será substituído pelo volante Thiago Eciene. Com a mudança, o lateral-direito Thompson seria deslocado para a função, e o espaço deixado por ele, ocupado por Amaral. ;Acho que vamos repetir o time, sem desfalques. É a melhor formação que o Brasília tem;, reza o esperançoso Marquinhos Carioca.
As chances de cada um
GAMA
O alviverde tem chances de se classificar antecipadamente caso vença o Dom Pedro e o Brasília não passe do empate contra o já classificado Brasiliense.
DOM PEDRO
Se vencer o Gama e o Brasília, garante vaga na decisão. Se perder para o alviverde, fica de fora da final. Caso empate, terá que vencer o Brasília, na última rodada, e torcer por derrota do Gama para o Brasiliense.
BRASÍLIA
Precisa derrotar o Brasiliense e torcer por empate entre Gama e Dom Pedro ou vitória vermelha. Se isso acontecer, terá de vencer os bombeiros, na última rodada, e torcer por tropeço do alviverde contra o Jacaré.